FEBRE AMARELA

Perguntas frequentes!

O que é Febre Amarela?
A Febre Amarela (FA) é uma doença infecciosa febril aguda, causada por um vírus do gênero Flavivirus e transmitida por mosquitos. A FA apresenta dois ciclos de transmissão epidemiológicamente distintos: Silvestre (FAS) cujos principais vetores transmissores são dos gêneros Haemagogus e Sabethes, e urbano (FAU) transmitido principalmente pelo Aedes aegypti.

Qual é a diferença entre a Febre Amarela Silvestre e Febre Amarela Urbana?
A diferença entre elas é o vetor. Na cidade a doença é transmitida pelo Aedes aegypti, o mesmo mosquito que transmite a dengue e na mata, os mosquitos são dos gêneros Haemagogus e Sabethes.

Como a Febre Amarela Silvestre é transmitida?
A febre amarela silvestre é transmitida através da picada de mosquitos Haemagogus e Sabethes, que vivem em matas fechadas. Quando o mosquito pica um macaco doente, torna-se capaz de transmitir o vírus a outros macacos e ao homem que adentra a mata.

O vírus é transmitido por macacos?
Não. O vírus é transmitido através da picada de mosquitos Haemagogus e Sabethes, que vivem em matas fechadas. Quando o mosquito pica um macaco doente, torna-se capaz de transmitir o vírus a outros macacos e ao homem que adentra a mata.

A Febre Amarela é transmitida de uma pessoa para outra?
Não há transmissão de pessoa a pessoa. É transmitida somente pela picada de mosquitos infectados com o vírus da Febre Amarela.

Como se prevenir da Febre Amarela?
A vacinação é a principal medida de prevenção. Além da vacinação é muito importante a eliminação de criadouros do mosquito Aedes aegypti, que é um potencial transmissor da doença na área urbana.

Quem deve se vacinar?
A vacina é recomendada para moradores ou pessoas que se deslocam para área com circulação do vírus no Brasil e aos viajantes para os países com risco de transmissão de Febre Amarela. No Município de São Paulo é recomendada para pessoas residentes nas seguintes áreas: Região Norte (Anhanguera, Tremembé, Jaçanã, Vila Medeiros, Vila Maria, Vila Guilherme, Casa Verde, Limão, Cachoeirinha, Brasilândia, Tucuruvi, Mandaqui, Freguesia do Ó, Pirituba, São Domingos, Perus, Jaguaré e em algumas localidades da região Sul (Marsilac, Parelheiros, Jardim Ângela, Capão Redondo, Campo Limpo, Vila Andrade, Jardim São Luiz, Pedreira, Grajaú, Cidade Dutra, Socorro e Cidade Ademar), região Oeste (Raposo Tavares), Leste (Cidade Tiradentes, Guaianases, Parque do Carmo, Cidade Líder, José Bonifácio, Iguatemi, São Rafael e São Mateus) e Sudeste (Jabaquara, Cursino, Sacomã).

Posso tomar a vacina sem a carteirinha de vacinação? E sem o Cartão SUS?
É importante o munícipe levar a carteirinha de vacinação e o cartão SUS. Caso não possua, o munícipe deve levar ao menos o RG.

Como funcionará a medida preventiva nos Distritos das zonas Leste, Sul e Sudeste com vacinação fracionada?
O início da campanha de vacinação fracionada será no dia 25/01/2018, com termino previsto para o dia 24/02/2018 (Fase 2). A vacinação será realizada mediante a apresentação de senhas previamente distribuídas nas residências. Não haverá entrega de senhas nas Unidades de Saúde.

Quando irá começar essa ação? Como será a dinâmica de distribuição das senhas?
A distribuição das senhas foi iniciada no dia 23/01/2018. A campanha acontecerá de 25/01/2018 a 24/02/2018. Aguarde a visita dos agentes de saúde na sua residência. Para consultar a lista de endereços que já receberam a visita dos agentes, acesse o link

A distribuição de senhas vai contemplar todos os integrantes da família/residência?
Sim, todos da residência receberão a senha, porém antes da aplicação da vacina, será realizada avaliação pelo serviço de saúde.
 

As pessoas que não estiverem em suas residências quando forem distribuídas as senhas, como fazem para pegar a senha?

Quem não estiver na residência no dia da ação (distribuição de senhas), poderá levar o comprovante de residência até a Unidade de Saúde mais próxima e solicitar a vacina.

Por que a vacina foi fracionada?
O fracionamento da dose segue os padrões da Organização Mundial de Saúde (OMS).
Com a medida, uma dose padrão poderá vacinar até cinco pessoas. Estudos laboratoriais atestam a eficácia da vacina por, no mínimo, oito anos.

Onde posso tomar a vacina?

  • A) Para viajantes internacionais: nas UBS de referência da SMS e nos ambulatórios dos viajantes dos CRIE. Veja aqui!  No caso de pessoas com viagem internacional agendada e que precisem de comprovação para emissão do Certificado internacional de vacinação ou profilaxia (CIVP), será aplicada a dose padrão da vacina. Veja os procedimentos clicando aqui.
  • B) Para viajantes dentro do Território Nacional e para áreas com recomendação de vacina: Clique aqui. 
  • C) Para residentes do Município de São Paulo: Neste momento a SMS estará realizando a Fase 2 da campanha de vacinação cautelar contra Febre Amarela. Nesta fase, a vacinação será realizada nas seguintes Regiões e Distritos: Leste (Cidade Tiradentes, Guaianases, Parque do Carmo, Cidade Líder, José Bonifácio, Iguatemi, São Rafael e São Mateus), Sudeste (Jabaquara, Cursino, Sacomã) e Sul (Capão Redondo, Campo Limpo, Vila Andrade, Jardim São Luiz, Pedreira, Grajaú, Cidade Dutra, Socorro e Cidade Ademar). Clique aqui e consulte as unidades de saúde.

Se eu moro em outras regiões do Município de São Paulo que não estão nos Distritos da Fase 2 da campanha de vacinação cautelar contra Febre Amarela, onde posso tomar a vacina?

A recomendação é aguardar as próximas fases de vacinação que serão realizadas nos meses de março, abril e maio e irão contemplar as outras regiões e Distritos. A lista de Unidades de Saúde será divulgada no site de SMS posteriormente.

Quantas doses da vacina de FA é preciso tomar?
A dose padrão é única e confere imunidade para toda vida, não havendo necessidade dose de reforço. A vacina é aplicada a partir dos nove meses de idade.
No caso da dose fracionada, estudos laboratoriais atestam a eficácia da vacina por, no mínimo, oito anos.

Quem não pode tomar a vacina e/ou que tem restrições que precisam ser avaliadas?
• Crianças menores de 9 meses
• Gestantes
• Mulheres amamentando crianças menores de 6 meses*
• Pessoas com câncer em uso de quimioterapia e/ou radioterapia
• Transplantados de órgãos sólidos e/ou medula óssea
• Uso de corticóide com dose imunossupressora
• HIV e qualquer doença imunossupressora
• Medicamentos imunossupressores
• Miastenia Gravis
• Doenças do Timo
• Lúpus
• Doença de Addison
• Artrite reumatóide
• Alergia grave ao ovo e derivados da galinha
• Pessoas em uso dos seguintes medicamentos: Azatioprina, Ciclofosfamida, Infliximabe, Etanercepte, Golimumabe, Certolizumabe, Abatacept, Belimumabe, Ustequinumabe, Canaquinumabe, Tocilizumabe e Rituximabe
• Doadores de sangue: Devem fazer primeiro a doação para depois receber a vacina da Febre Amarela.

*Mulheres que estão amamentando bebês com até 6 meses de idade e que residem ou circulam em área de recomendação da vacina contra a febre amarela, se houver a indicação da vacinação da mãe, o aleitamento deve ser interrompido por 10 dias. Essas mulheres devem procurar um serviço de saúde para orientação e acompanhamento a fim de manter a produção do leite materno. A mãe pode fazer a ordenha do leite, antes da aplicar a vacina, mantendo congelado por 28 dias em freezer ou congelador.

Pessoas acima de 60 anos podem receber a vacina?
Sim, desde que seja avaliado pelo Serviço de Saúde.

Posso apresentar reação após a aplicação da vacina?
Sim. A reação mais frequente é a dor no local de aplicação, que tem intensidade leve e moderada e pode durar 1 ou 2 dias. Outras manifestações, que são consideradas sem gravidade, são febre com duração de até 7 dias, dor de cabeça e dor no corpo. Essa é uma vacina das mais seguras e eficazes, entretanto, raramente ocorrem reações adversas graves, que podem evoluir para o óbito.

Após a infecção pelo vírus, quanto tempo leva para a doença ficar aparente (iniciar os sintomas)?
Em média de três a seis dias após a picada do mosquito transmissor infectado, mas pode levar até 15 dias para o surgimento dos primeiros sintomas.

Quais são os sintomas da doença?
• febre de início súbito
• calafrios
• dor de cabeça
• dores nas costas
• dores no corpo em geral
• náuseas, vômitos
• fadiga
• fraqueza
• icterícia (coloração amarelada da pele e do branco dos olhos)
• sangramentos.

O que devo fazer se apresentar os sintomas?
Procurar um médico na unidade de saúde mais próxima e informar sobre qualquer viagem ou deslocamento para área de risco nos 15 dias anteriores ao início dos sintomas.

Como é o tratamento para febre amarela?
Paciente deve procurar atendimento médico imediato. O tratamento é sintomático, com repouso e com hidratação. Nas formas graves, o paciente pode necessitar de Unidade de Terapia Intensiva. Alguns medicamentos devem ser evitados (ex. AAS e Aspirina), já que seu uso pode favorecer o aparecimento de hemorragias. Não utilize medicamentos sem consultar um médico!

Quais são as áreas de risco no MSP?
Locais de matas onde foi identificada a circulação do vírus. No Município de São Paulo, os bairros próximos ao local onde foi confirmado o macaco positivo para Febre Amarela.

Que época do ano a doença é mais comumente registrada?
A Febre Amarela é uma doença sazonal, que ocorre com maior frequência nos meses de dezembro a maio. Porém, os cuidados de prevenção devem ser adotados durante todo o ano.

Qualquer pessoa está em risco de contrair febre amarela silvestre?

Sim. Qualquer pessoa não vacinada, independentemente da idade ou sexo, que reside ou viaja para áreas de risco.

Há registros de casos humanos de Febre Amarela em São Paulo capital?
Até o momento, não há confirmação de casos autóctones (local provável de infecção no próprio município). Todos os casos registrados são de pessoas que contraíram a doença em outros municípios.

ATENÇÃO! Outros cuidados!

Para pessoas não vacinadas contra a Febre Amarela ou que se vacinaram há menos de 10 dias, se for imprescindível visitar e circular nas áreas situadas no entorno (500 metros) dos Parques Anhanguera, Horto Florestal e Cantareira, recomenda-se o uso de repelentes, seguindo as instruções do fabricante, conforme o rótulo do produto.

O uso de repelentes também é indicado para os residentes dessas áreas que foram vacinados há menos de 10 dias, pois a vacina confere imunidade após esse período, bem como para pessoas que têm contraindicação para uso da vacina. No caso de crianças pequenas (<de 9 meses), cobrir berços e carrinhos com mosqueteiro.
 

 

 

Divisão de Vigilância Epidemiológica/ DVE/COVISA