Dia de Combate à Poluição

Comemorado dia 14 de agosto

 O Dia de Combate à Poluição é comemorado em 14 de agosto e tem como foco alertar a população sobre esse grave problema de saúde ambiental

Esse dia foi criado com o objetivo de conscientizar a população sobre as formas de controlar a poluição, uma vez que ela pode afetar a saúde das pessoas e até mesmo a de futuras gerações, além de servir como um alerta às consequências da poluição ambiental. O ar, a água e o solo são afetados e, como consequência, o estilo e a qualidade de vida da população são diretamente atingidos.


Em relação ao ar, a grande circulação diária de veículos é a principal responsável pela poluição atmosférica.
Existem poluentes no ar, gerados a partir da queima de combustíveis fósseis e isso se dá, principalmente, devido às necessidades de mobilidade urbana e ao crescimento contínuo de sua frota automotiva, que apresentam efeitos diretos sobre a ocorrência de doenças, especialmente associadas ao sistema respiratório.

 

Veja alguns dados:


• Mais de 2 milhões de automóveis circulam diariamente pelas ruas do Município de São Paulo;
• Estima-se que apenas uma pessoa rodando 20 km por dia na cidade, em um carro a gasolina, emita 1,87 toneladas de CO2 por ano;
• Uma moto emite até 20 vezes mais poluentes por quilômetro que um carro novo. E como, no Município de São Paulo, as motos circulam 180 km por dia em média, comparando-se com apenas 30 km referente aos carros, podemos concluir que elas podem chegar a emitir, cada uma, o mesmo que 120 automóveis em um dia

Quanto aos tipos de poluentes atmosféricos observados na cidade, podemos citar:


• Material Particulado (MP10), Dióxido de Enxofre (SO2), Monóxido de Carbono (CO), Dióxido de Nitrogênio (NO2), Ozônio (O3), entre outros.

 

Os efeitos da poluição atmosférica são muitos e com diferentes graus de risco, estendendo-se dos toxicológicos aos econômicos e materiais, plantas, animais e pessoas podem ser afetados, direta ou indiretamente.

O Programa de Vigilância em Saúde Ambiental de Populações Expostas à Poluição do Ar- VIGIAR, busca identificar populações expostas ou potencialmente expostas a poluentes do ar e, dentre as ações realizadas, está o monitoramento em Unidades Sentinela do VIGIAR.