CCZ abre inscrições para o curso Para Viver de Bem com os Bichos (PVBB) - 2017

PVBB - CCZ - 2017

 O tema deste ano aborda a relação homem, animal e ambiente urbano.

 

No próximo dia 27 de maio, tem início a primeira turma do curso PVBB, na modalidade à distância/semipresencial. A proposta do programa é promover a educação em saúde no que se refere à convivência do homem com os animais no ambiente urbano e suas implicações. Os temas abordados tratam da prevenção e promoção da saúde, no que diz respeito às zoonoses - doenças transmitidas ao homem através de animais domésticos (cães e gatos) e sinantrópicos (roedores, morcegos, insetos, aracnídeos), dentre outros.

Realizado anualmente, o PVBB é dirigido aos profissionais de educação e da saúde, visando a formação de multiplicadores, por meio de subsídios técnicos, fornecidos aos participantes para que possam desenvolver projetos educativos relacionados à posse responsável de animais domésticos de estimação; manejo ambiental para prevenção de animais sinantrópicos; prevenção das zoonoses e agressões por animais domésticos.

EAD Semi presencial
Serão dois encontros presenciais, compostos de aula teórica e tempo para questionamentos e debates, além de discussões e apresentação das sínteses pelos grupos. Haverá exibição de vídeos, exposição de animais da fauna sinantrópica do Laboratório de Identificação e Pesquisa em Fauna Sinantrópica e de Morcegos do Setor de Quirópteros do CCZ. As aulas à distância serão participativas, por meio de fóruns de discussão e atividades previstas na plataforma. A carga horária total é de 20 horas, sendo 8h presenciais e 12h à distância.

Público alvo
O curso é dirigido aos educadores das unidades educacionais das secretarias de educação estadual e municipal (Gestor de CEU, Coordenador de Núcleo de Esportes, de Cultura e de Educação, Técnico de Educação Física, Supervisor Escolar, Diretor de Escola, Assistente de Diretor de Escola, Coordenador Pedagógico, Professor de Educação Infantil; Professor de Educação Infantil e Ensino Fundamental I, Professor de Ensino Fundamental II e Médio); rede de ensino do setor privado e profissionais da saúde (biólogos, médicos veterinários e educadores em saúde pública)


ACESSE O LINK PARA INSCRIÇÕES:

https://goo.gl/forms/HI1gDgJgP4UBR0Gj1

 

Conheça a programação:
Módulo Presencial
Turma 1

Encontros dias 27/05 e 03/06/17 (sábados)
Horário 9h às 13h
Local: Centro de Controle de Zoonoses – R. Santa Eulália, 86 – Santana (Próximo Metrô Carandiru)

1º Encontro: 27/05/17
9h – Recepção e apresentação do curso
9h30 – Animais domésticos
10h30 – Intervalo café
10h45 – Animais sinantrópicos
11h45 – Animais silvestres
12h45 – 13h: Orientações sobre as atividades EAD

2º Encontro: 03/06/17
9h - Discussão de casos em grupos
11h15 – Apresentação da síntese dos grupos
12h30 – 13h: Orientações sobre a proposta didática

Atividades EAD:

Abertura do Ambiente Virtual aos alunos: 27/05/17
Limite para fechamento do Ambiente Virtual: 10/06/17

O conteúdo de projetos educativos será abordado por meio de videoaulas no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) do curso, disponível no endereço eletrônico http://ead2.prefeitura.sp.gov.br (plataforma Moodle da Escola Municipal de Saúde – SMS). No AVA, além das videoaulas sobre "pedagogia de projetos", textos sobre projetos e animais sinantrópicos, silvestres e domésticos, o aluno será apresentado às funcionalidades do espaço, através de atividades, bem como terá acesso aos fóruns de apresentação e discussão.


Mais informações:
A listagem das inscrições deferidas será enviada por e-mail entre os dias 22 e 24 de maio. A emissão do certificado prevê 100% de frequência presencial e participação em todas as atividades à distância. O curso é validado para efeito de promoção.