Hepatite A

Notificação compulsória

Todos os casos com suspeita clínica e confirmados laboratorialmente para Hepatite Aguda pelo Vírus A (Anti-HAV IgM positivo/reagente) devem ser notificados por meio da Ficha SINAN de Hepatites Virais - B19 e complementados pela Ficha de investigação de casos graves e óbitos, caso sejam internados, com evolução grave e/ou óbito, pelo serviço de atendimento e pela UVIS de Residência.

Importante não deixar de preencher o campo 51 – Provável fonte/Mecanismo de infecção e informar nas observações da Ficha SINAN, as complicações como hepatite fulminante, necessidade de transplante hepático e evolução para óbito.

Pacientes assintomáticos, com coleta de exames na rotina, e eventualmente anticorpo IgM positivo, não deverão ser notificados no sistema.

Com a ficha preenchida, utilizar a ferramenta do Território UVIS para localizar a Unidade de Vigilância em Saúde do local de atendimento do paciente. Enviar a Ficha preenchida para o email da UVIS, correspondente ao endereço de consultório/clínica, com assunto: "Notificação"

Acesse as fichas aqui:

Ficha de notificação e investigação de Hepatites Virais - B19 

Investigação de casos graves e óbitos por Hepatite A – Prontuário/Entrevista 

Saiba mais:

Orientações para o preenchimento da Notificação de Casos e Surtos de Hepatite A