Dia 05 de maio - Dia Mundial de Higiene das Mãos

Está em suas mãos prevenir a sepse na assistência à saúde

 Clique na figura!

 

Dia 05 de maio é o dia mundial de HIGIENE DAS MÃOS para a prevenção de infecções associadas à assistência à saúde (IrAS) e sepse.

As IrAS são um evento adverso comum em serviços de saúde e constituem um fator de risco para o desenvolvimento de sepse e de resistência a antimicrobianos.

Neste ano, a Organização Mundial de Saúde enfatiza a importância da higiene de mãos, associada às práticas de prevenção e controle de infecções, como medida eficaz para a redução da ocorrência de sepse em serviços de saúde.

A ANVISA/ Ministério da Saúde, em consonância com a OMS, alerta para a importância da participação de todos os envolvidos na prestação da assistência, na redução da sepse em serviços de saúde:

  • Profissional de saúde: Adotando a ferramenta dos 5 momentos para higienizar suas mãos e prevenir a sepse em serviços de saúde. Veja aqui!
  • Diretores/Administradores/Gestores: Adotando a higiene das mãos como um indicador de qualidade em seu hospital estará prevenindo a sepse em serviços de saúde. Veja aqui!
  • Comissão de Controle de Infecção Hospitalar - CCIH: Defendendo a adesão à prática dos 5 momentos de higiene das mãos em serviços de saúde, para a prevenção de IrAS e sepse. Veja aqui!

A OMS propôs um modelo de auto-avaliação para auxiliar os profissionais do controle de infecção na identificação dos pontos que precisam ser melhorados na adesão aos 5 momentos de higienização das mãos. Este material pode ser encontrado no endereço abaixo:

Segurança do Paciente: Relatório sobre Autoavaliação para Higiene das Mãos:

https://www20.anvisa.gov.br/segurancadopaciente/index.php/publicacoes/item/seguranca-do-paciente-relatorio-sobre-autoavaliacao-para-higiene-das-maos

Como estamos em relação à HIGIENE DE MÃOS? Para aplicação do questionário em sua instituição clique aqui.

 

Veja outros materiais técnicos disponíveis: 

Organização Mundial de Saúde
How to prevent sepsis The role you can play in health care and communitiesHow to prevent sepsis The role you can play in health care and communities

Hand Hygiene: It's in your hands

The main ways to prevent infection

WHO Guidelines on Hand Hygiene in Health Care

 

ANVISA / Ministério da Saúde
5 de maio de 2018 - Dia Mundial de Higiene das Mãos! 5 de maio de 2018 

Cartaz 1 Higienização das Mãos-Profissional de saúde

Cartaz 2 Higienização das Mãos - Gestores 

Cartaz 3 Higienização das mãos- CCIH

Folheto: higiene de mãos

Protocolo para a prática de higiene de mãos em serviços de saúde:

 

Divisão de Infecção Hospitalar / CVE "Prof. Alexandre Vranjac" / CCD / SES-SP

http://www.saude.sp.gov.br/cve-centro-de-vigilancia-epidemiologica-prof.-alexandre-vranjac/homepage/agenda/inscricoes-eventos-2018/maio/participe-do-concurso-dia-mundial-higiene-de-maos?

http://www.saude.sp.gov.br/resources/cve-centro-de-vigilancia-epidemiologica/areas-de-vigilancia/infeccao-hospitalar/eventos/cartazes_higiene_maos.pdf

http://www.saude.sp.gov.br/cve-centro-de-vigilancia-epidemiologica-prof.-alexandre-vranjac/areas-de-vigilancia/infeccao-hospitalar/plano-estadual-prevencao-e-controle-de-bacterias-multiresistentes-bmr