Dia 05 de maio - Dia Mundial de Higiene das Mãos

Unidos pela segurança: higienize suas mãos

Dia 05 de maio é o dia mundial de HIGIENE DAS MÃOS, procedimento básico e fundamental para a prevenção de infecções associadas à assistência à saúde (IrAS).

No ano de 2022 a campanha da OMS destaca:

 

Pacientes e profissionais de saúde se sentem protegidos e cuidados quando “a cultura voltada para a qualidade e segurança" na assistência, em um serviço de saúde, valoriza a higiene das mãos e a prevenção contra as infecções relacionadas à assistência à saúde (IRAS).


Para priorizar a higiene de mãos nas unidades de saúde, a gerencia, colaboradores e pacientes precisam acreditar na importância deste procedimento e na prevenção de IRAS como medida relacionadas em salvar vidas, motivando e melhorando os comportamentos de segurança. Em outras palavras, os profissionais de saúde em todos os níveis e usuários dos serviços de saúde precisam se unir para garantir a máxima adesão ao procedimento.


O tema deste ano para o Dia Mundial da Higiene das Mãos, 5 de maio de 2022, está focado em reconhecer que podemos apoiar a cultura da segurança e qualidade na assistência à saúde por meio das melhores práticas em higiene de mãos. Uma forte cultura de qualidade e segurança incentivará as pessoas a higienizar as mãos nos momentos certos e utilizando os produtos certos.

A proposta é unir, conversar e trabalhar juntos na melhoria contínua das práticas de higiene das mãos para uma assistência mais segura e de alta qualidade em todos os serviços.

Detalhes da campanha

Tema da campanha: Desenvolver e melhorar o “clima ou cultura de qualidade e segurança” em saúde que valoriza a higiene das mãos e a prevenção e controle de infecções.

Slogan: Una-se pela segurança: higienize as mãos.

Objetivos da campanha: Reconhecer que pessoas de todos os níveis devem trabalhar juntas para influenciar a cultura/clima por meio do conhecimento e comportamento das mãos limpas, para cumprir o objetivo comum de segurançae qualidade na organização de saúde.

Chamadas à ação:

• Profissionais de saúde: obrigado por liderar e pelo exemplo encorajando os outros a higienizar as mãos.
• Profissionais de CIH: obrigado por engajar os profissionais de saúde a fazerem parte de novas iniciativas voltadas para higiene das mãos.
• Líderes de qualidade e segurança: obrigado por trabalhar com os colaboradores na prevenção de IRAS e na melhoria da higiene de mãos.
• Gerentes de instalações: obrigado por promover uma cultura de qualidade e segurança para garantir as mãos limpas.
• Formuladores de políticas: obrigado por priorizar recursos, treinamento e programas sobre higiene de mãos.
• Pessoas que utilizam cuidados de saúde: obrigado por se envolver em campanhas e atividades locais de higiene de mãos.  

As orientações sobre a campanha de higiene de mãos ano 2022 da OMS podem ser acessadas aqui. 

CARTAZES

 Banner para impressão com as informações do conteúdo desta página

Cartaz da Campanha

Banner para impressão com informação para que lave bem as mãos com sabão, esfregando a palma contra a outra, o dorso, entre os dedos, polegares, unhas na palma da outra mão, punhos e o aivso para enchaguar bem e secar.

Profissionais da CCIH

Banner para impressão com informação sobre o coronavírus

Profissionais de Saúde

Cartaz sobre o novo coronavírus e a doença falciforme

Usuários dos Serviços de Saúde

Cartaz sobre o projeto sambando com saúde

Núcleo de Qualidade