Febre Maculosa Brasileira

Veja informações aqui!

Febre Maculosa é uma doença causada por uma bactéria, transmitida por algumas espécies de carrapatos, que ocasiona febre, dor de cabeça forte, dores musculares, manchas na pele (inclusive nas palmas das mãos e nas solas dos pés). Inicialmente pode ser confundida com uma gripe comum.

A forma de contrair a doença é por picada de carrapato infectado. A doença aparece de 2 a 14 dias após a picada.
Se não diagnosticada e tratada a tempo, pode matar. 

  

       

        

      

 


SAIBA MAIS SOBREFEBRE MACULOSA!


O que é Febre Maculosa?

É uma doença causada por uma bactéria, transmitida por algumas espécies de carrapatos, que ocasiona febre, dor de cabeça forte, dores musculares, manchas na pele (inclusive nas palmas das mãos e solas dos pés). Inicialmente pode ser confundida com uma gripe comum.

Qual a gravidade desta doença?

Se não diagnosticada e tratada a tempo, pode matar.

Como uma pessoa pega Febre Maculosa?

A única forma de contrair esta doença é ser picado por um carrapato infectado. A doença aparece de 2 a 14 dias após a picada.

Como evitar a Febre Maculosa?

  • Não deixe os cães com livre acesso à rua, pois eles poderão entrar na mata e voltar com carrapatos;
  • Cuide bem do seu gato, mantendo-o domiciliado e fazendo uso de preventivo contra carrapatos;;
  • Examine com frequência os cães e gatos para buscar carrapatos e use luvas para tirar os que encontrar;
  • Se for necessário entrar em região de mata, use calçado fechado e calça comprida e camiseta de manga longa de cores claras;
  • Ao retornar de áreas com vegetação, verifique imediatamente a roupa e o corpo para remover possíveis carrapatos;
  • Não arranque carrapatos com força. Retire-os com calma, através de leve torção. De preferência, use uma pinça.

"IMPORTANTE: todos os carrapatos que você encontrar (em animal, no meio ambiente ou em pessoas), deverão ser encaminhados para identificação. Basta colocar em um frasco com tampa e álcool, fechar, anotar seu endereço e entregar na UBS (Unidade Básica de Saúde) ou na UVIS (Unidade de Vigilância em Saúde) mais próximas do seu endereço. Você também poderá levar a amostra ao LabFauna (Laboratório de Identificação e Pesquisa da Fauna Sinantrópica), de 2ª a 6ª, das 8 às 17 horas. O LabFauna está localizado na Divisão de Vigilância de Zoonoses (antigo CCZ), no seguinte endereço: Rua Santa Eulália, 86 – Santana Telefone: 2974-8000"

 

Caso você entre na mata ou encontre carrapato em seu corpo e, depois de alguns dias, apresente sintomas compatíveis com febre maculosa, avise seu médico. Esta informação é muito importante para um diagnóstico correto.


DOCUMENTOS TÉCNICOS


 


ÁREAS DE RISCO DE TRANSMISSÃO


 As áreas onde ocorreram transmissão conhecida de FMB no MSP estão apresentadas no mapa a seguir, segundo distritos administrativos: Itaquera, Jabaquara, Jardim São Luiz, José Bonifácio, Pedreira e Sacomã e Parque do Carmo.

Histórico de transmissão de Febre Maculosa Brasileira no Município de São Paulo, segundo o Distrito Administrativo. MSP, 2004 a 2023.

Fonte: DVE/COVISA/SMS

 

As áreas onde ocorreram transmissão conhecida de FMB no Estado de São Paulo podem ser visualizadas no Mapa interativo disponível em: http://bit.ly/2ML2lLP

  

 


NOTIFICAÇÃO


Os casos suspeitos de Febre Maculosa devem ser notificados de forma imediata, em até 24 horas, por se tratarem de eventos de saúde pública (ESP) conforme disposto na Portaria nº 1.102, de 13 de maio de 2022.

Acesse a Ficha de notificação para Febre Maculosa Brasileira.

 


MATÉRIAIS GRÁFICOS


             

 


CAPACITAÇÕES


  •  Assista vídeo-aula sobre Febre Maculosa, clicando na figura abaixo (você será redirecionado para um link do video)