Dengue

EXAMES LABZOO

 

  

Vírus da dengue
Fonte:
http://www.invivo.fiocruz.br/saude/o-virus-da-dengue/

O que é?

 

Doença febril aguda, que pode ser de curso benigno ou grave, dependendo da forma como se apresenta: infecção inaparente, Dengue Clássica (DC), Febre Hemorrágica da Dengue (FHD), ou Síndrome do Choque da Dengue (SCD). Atualmente é a mais importante arbovirose que afeta o ser humano, e constitui-se em sério problema de saúde pública no mundo. A doença ocorre e dissemina-se especialmente nos países tropicais, onde as condições do meio ambiente favorecem o desenvolvimento e a proliferação do Aedes aegypti, principal mosquito vetor.

 

Período de Incubação

O período de incubação no homem é de três a quinze dias, em média cinco a seis dias.

 

Transmissão

Transmitida por mosquitos do gênero Aedes, sendo o Aedes aegypti o mais importante. De hábitos diurnos, se prolifera em água limpa e parada. O homem infectado é a única fonte de infecção para o mosquito, que permanece o resto de sua vida (seis a oito semanas) com capacidade de transmitir a virose a outros indivíduos susceptíveis. A infecção do mosquito é possível durante o período de viremia do homem, habitualmente de seis dias. Após a multiplicação do vírus no interior do vetor e sua localização nas glândulas salivares do inseto (oito a doze dias), passa a efetuar a transmissão através do repasto sanguíneo.

 

Sintomas

Manifesta-se comumente por febre, cefaleia, dor retro-orbitária, artralgias e mialgias disseminadas, especialmente na região lombar e membros inferiores, dores epigástricas, náuseas, vômitos, diarreia, exantema e prurido.

 

Veja também:

 

PROFISSIONAIS:

Diagnóstico Laboratorial

·         Pesquisa de Anticorpos IgM em soro: MAC-ELISA (teste imunoenzimático de captura de IgM). É indicada a partir do 6º dia do início dos sintomas.

·         Pesquisa de NS1 em soro: teste imunoenzimático de captura. É indicada do 0 ao 3º dia do início dos sintomas.

Envio correto de Material

Material

o    Soro (2 mL)

o    Sangue sem anticoagulante (5mL), em tubo gel separador.

Conservação / Transporte

o    Soro: congelado ou refrigerado

o    Sangue: refrigerado

 

OUTROS EXAMES DO LABZOO