Share

Toxoplasmose

 


 Oocistos esporulados e não esporulados
 (Fonte: University of Pennsylvania - School of Veterinary Medicine)

 

 

 

Oque é?

Doença de distribuição mundial e prevalência alta causada pelo Toxoplasma gondi. O gato é o hospedeiro definitivo e o homem e outros animais são os hospedeiros intermediários. A infecção é bastante freqüente, mas os casos de doença são raros, porém importantes, principalmente em gestantes e indivíduos imunocomprometidos.

 

Transmissão

 

 

Diagnóstico Laboratorial

Pesquisa de anticorpos no soro ou líquor

Humano

Resultado: 24 a 48 horas.

Animal

Resultado: 24 a 48 horas.

 

Prevenção

 

Interpretação

Soros com títulos até 256 na imunofluorescência são freqüentemente encontrados em indivíduos aparentemente sadios. Todavia, somente um estudo da cinética dos anticorpos do soro permite conclusões mais seguras sobre a doença, recomendando-se para isso, amostras pareadas com intervalo de 10 dias. Na fase aguda, predominam os anticorpos da classe IgM, sendo este dado de primordial importância na mulher grávida e em casos agudos da doença.

O teste de avidez de IgG é um teste auxiliar para caracterizar se a infecção é aguda ou pregressa. Dependendo da porcentagem de avidez da IgG e dos índices de anticorpos específicos IgG e IgM para toxoplasma, pode-se inferir se a infecção é aguda ou crônica e, conseqüentemente, qual o período mais provável que a infecção ocorreu.

 

Envio Correto de Material

Observação
Soro/Sangue: Recomenda-se amostras pareadas


 

 

Veja também :