Leptospirose

 

 

Imagem microscópica de Leptospira sp
Fonte: http://clep.fiocruz.br/

O que é?

 

É uma doença infecciosa causada por uma bactéria do gênero Leptospira que apresenta cerca de 200 sorovares patogênicos. É uma zoonose que acomete o homem e os animais domésticos, sinantrópicos ou silvestres.?

Sintomas

A doença pode variar desde um processo inaparente até a forma mais grave que pode levar o paciente a morte. Os quadros leves apresentam sinais e sintomas inespecíficos como febre, cefaleia, e mialgias que podem ser confundidos com os de uma gripe ou outra virose. Também são frequentes dor abdominal, náuseas, vômitos, olhos acentuadamente avermelhados (hiperemia conjuntival) e diminuição do volume urinário. Os quadros mais graves podem evoluir com ou sem icterícia, aparecem manifestações hemorrágicas e dependendo do grau, insuficiência renal aguda, acometimento pulmonar, manifestações gastrintestinais entre outras.?

Transmissão

A infecção no homem e nos animais ocorre através da pele e das mucosas. A via mais comum é através da água e solo contaminados. As leptospiras são eliminadas do organismo do animal infectado por via urinária, contaminando o meio ambiente. É o caso dos ratos, que albergam as leptospiras e raras vezes apresentam sinais da doença. O problema se agrava em períodos de enchentes. Não é necessário o isolamento dos doentes, uma vez que raramente ocorre transmissão do homem ao homem.?

Prevenção

Medidas preventivas devem ser direcionadas ao controle de roedores, melhorias nas condições higiênico-sanitárias e na orientação da população quanto a permanência desnecessária e sem proteção em áreas alagadas e enlameadas, medidas de desinfecção de domicílios após enchentes, cuidados com alimentos e água de uso doméstico.?

 

Veja também:

 

PROFISSIONAIS:

 

 

Tratamento

O tratamento baseia-se no combate do agente causal, através de antibioticoterapia e na terapia de suporte para debelar as principais complicações. A leptospirose pode incidir mais de uma vez no mesmo indivíduo, porém por sorovares diferentes. Portanto, as imunizações devem ser feitas por variantes prevalentes na região. No Brasil, não há vacina disponível para seres humanos, somente para algumas espécies animais.

Diagnóstico Laboratorial

Pesquisa de anticorpos em soro

·         Prova de Aglutinação Microscópica – MAT (Microscopic Agglutination Test): é a técnica de referência indicada pela Organização Mundial da Saúde para leptospirose humana ou animal. Deve-se analisar, pelo menos, duas amostras de soro, sendo a primeira na fase aguda e a segunda após 10 a 15 dias da coleta da primeira amostra.

·         Teste Imunoenzimático (ELISA-IgM): técnica gênero-específica, que não determina o sorovar. É indicada para a fase aguda da doença. Para este exame, as amostras devem ser colhidas a partir do 7º dia do início dos sintomas.

o    Resultados em até 5 dias úteis.

Interpretação

Na Prova de Aglutinação Microscópica para leptospirose, a soroconversão (variação de 4 vezes, a mais ou a menos, no título da 2ª amostra em relação à 1ª), bem como títulos acima de 800, são parâmetros para a confirmação de casos. Títulos até 400 são pouco conclusivos e títulos mais elevados na 2ª amostra tendem ser mais sorovar específicos.

Envio correto de

Material

 Pesquisa de anticorpos (MAT e ELISA)

o    Soro (2 mL)

o    Sangue sem anticoagulante (5mL), em tubo gel separador

Conservação / Transporte

o    Soro: congelado ou refrigerado

o    Sangue: refrigerado

Leishmaniose V. Americana           Início           Malasseziose