Laboratório de Zoonoses e Doenças Transmitidas por Vetores

Rua Santa Eulália, 86 - Santana
e-mail: laboratorio.ccz@prefeitura.sp.gov.br
Horário: 08:00 às 17:00 h.

 

O Laboratório de Zoonoses e Doenças Transmitidas por Vetores, inaugurado em 1974, é um Laboratório de Saúde Pública, cujo objetivo principal é contribuir com as ações das vigilâncias epidemiológica e ambiental e controle das principais zoonoses urbanas.

Desempenha este papel executando o diagnóstico laboratorial (humano e de animais domésticos e silvestres), produzindo imunoreagentes, investindo em pesquisa de zoonoses emergentes e oferecendo treinamento no diagnóstico de zoonoses. Inicialmente projetado para contribuir no controle da epidemia de raiva que acometia a cidade naquele momento, o laboratório se constitui hoje no único da rede municipal especializado em diagnóstico de zoonoses. É formado por uma equipe multiprofissional que, além das atividades rotineiras inerentes ao diagnóstico, também desenvolve projetos de pesquisa aplicada em zoonoses, em parceria com Universidades.

Presta serviços diretamente ao munícipe, às instituições públicas e privadas de saúde (laboratórios, clínicas veterinárias, hospitais, unidades de saúde, etc.), às instituições de ensino e pesquisa e às unidades de controle de zoonoses.

Atualmente, este Laboratório conta com os seguintes diagnósticos implantados:

 

 

Veja também: