Centro de Controle de Zoonoses - CCZ

 

O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) de São Paulo é o órgão responsável pelo controle de agravos e doenças transmitidas por animais (zoonoses), através do controle de populações de animais domésticos (cães, gatos e animais de grande porte) e controle de populações de animais sinantrópicos (morcegos, pombos, ratos, mosquitos, abelhas entre outros).

Conquistou importância nacional e histórica pela excelência do trabalho produzido em diversas áreas e pela experiência bem sucedida transmitida a centenas de outros municípios do Brasil e exterior. É credenciado pelo Ministério da Saúde como “Centro de Referência Nacional para Zoonoses Urbanas” e pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como “Centro Colaborador para Treinamento e Pesquisa em Zoonoses Urbanas”.

Possui em sua estrutura laboratórios que realizam diagnóstico de zoonoses e de doenças transmitidas por vetores em humanos e animais, como, Dengue, Raiva, Leptospirose, Leishmaniose, Febre Maculosa, entre outras e, laboratório de identificação de animais sinantrópicos coletados no meio urbano.

Mantém programas permanentes de adoção de cães, gatos e animais de interesse econômico como equídeos.

Oferece o ano todo vacinação contra raiva para cães e gatos gratuita em seu posto de vacinação permanente.
 

Clique na imagem e acesse o Banner Institucional do CCZ

 

Missão
Desenvolver trabalhos de prevenção, proteção e promoção à saúde pública, por meio de vigilância e controle de animais
domésticos, de animais sinantrópicos, saneamento ambiental e educação em saúde

Endereço:  Rua Santa Eulália, 86, Santana. Fone: 3397-8900