Share

Centro de Controle de Zoonoses - CCZ

 

O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) de São Paulo é o órgão responsável pelo controle de agravos e doenças transmitidas por animais (zoonoses), através do controle de populações de animais domésticos (cães, gatos e animais de grande porte) e controle de populações de animais sinantrópicos (morcegos, pombos, ratos, mosquitos, abelhas entre outros).

Conquistou importância nacional e histórica pela excelência do trabalho produzido em diversas áreas e pela experiência bem sucedida transmitida a centenas de outros municípios do Brasil e exterior. É credenciado pelo Ministério da Saúde como “Centro de Referência Nacional para Zoonoses Urbanas” e pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como “Centro Colaborador para Treinamento e Pesquisa em Zoonoses Urbanas”.

Criado em 1973, com a missão de controlar a raiva no município, o CCZ obteve êxito no controle da doença: os últimos casos autóctones, de raiva humana e animal, foram registrados em 1981 e 1983, respectivamente.

Ao longo de sua existência, diversas outras atividades foram sendo incorporadas. Atualmente, em busca de proporcionar melhor atendimento à população e maior abrangência, muitas dessas atividades estão sendo executadas de forma descentralizada através das SUVIS (Supervisões de Vigilância em Saúde). Entre estas atividades descentralizadas, podemos citar o controle do Aedes aegypti (mosquito transmissor da Dengue).

 

O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) está localizado na Rua Santa Eulália, 86, Santana. 
 

Veja também: