Divisão de Vigilância de Zoonoses - DVZ

É o órgão responsável pelo controle de doenças e agravos transmitidas por animais sinantrópicos e domésticos, através do controle de doenças em cães e gatos com as vacinações permanentes .

Possui em sua estrutura dois laboratórios, o Laboratório de Zoonoses e Laboratório da Fauna Sinantrópica, que realiza diagnóstico de zoonoses e de doenças transmitidas por vetores em humanos e animais como, Dengue, Raiva, Leptospirose, Leishmaniose, Febre Maculosa, entre outras e o Laboratório da Fauna Sinantrópica, responsável pela identificação de animais sinantrópicos coletados no meio urbano.

O controle de animais domésticos envolve uma série de ações, visando harmonizar a relação entre a população humana, os animais domésticos e o meio ambiente, com o objetivo de minimizar o risco de ocorrência de agravos à saúde humana e animal.

Veja aqui o organograma da DVZ:

 

 

HISTÓRICO

 

 

 

Em resposta a excelência do trabalho produzido pela Divisão de Vigilância de Zoonoses em diversas áreas e pela experiência bem sucedida transmitida a centenas de outros municípios do Brasil e exterior, a DVZ conquistou importância nacional e histórica e é reconhecida pelo Ministério da Saúde como “Centro de Referência Nacional para Zoonoses Urbanas” e designada pela Organização Pan-Americaca da Saúde (OPAS) como “Centro Colaborador para Treinamento e Pesquisa em Zoonoses Urbanas”.

 

 

MISSÃO

Desenvolver trabalhos de prevenção, proteção e promoção à saúde pública, por meio de vigilância e controle de animais domésticos, de animais sinantrópicos, saneamento ambiental e educação em saúde.