Programas de Controle de Animais Sinantrópicos

Conheça alguns programas desenvolvidos pela DVZ.

Os Programas de controle de animais sinantrópicos realizadas pela DVZ tem o objetivo de minimizar o risco de ocorrência de agravos à saúde humana e oferecer aos munícipes uma melhor qualidade de vida.

Conheça alguns programas:

 

PROGRAMA DE CONTROLE DE PERNILONGOS Culex quinquefasciatus no RIO PINHEIROS

A DVZ (Divisão de Vigilância de Zoonoses) através do NVSIN (Núcleo de Vigilância, Prevenção e Controle de Fauna Sinantrópica) desenvolve quinzenalmente ações de monitoramento larvário e captura de mosquitos adultos através de coleta de formas imaturas (“metodologia de conchada”) e coleta de mosquitos adultos (“por aspiração”) em 67 pontos de monitoramento existentes no Rio Pinheiros composto de Canal Inferior Margem Leste (17 pontos) e Oeste (13 pontos) e Canal Superior Margem Leste (16 pontos) e Oeste (21 pontos) e Canal Guarapiranga.

 

PONTOS DE MONITORAMENTO DE COLETA DE IMATUROS E MOSQUITOS ADULTOS NO RIO PINHEIROS

Desenvolve também as ações de controle do mosquito (fase imaturas) com aplicação de larvicidas biológicos Bacillus esphaericus em formulação granulada (larvicida de ação especifica e seletiva) através do uso de aero barcos ou pela margem com uso de Caminhonetes. A parceria das ações é realizada com a EMAE (Empresa Metropolitana de Águas e Energia) que executa as ações de remoção de vegetação aquática, roçagem de vegetação marginal e retirada de lixo em toda extensão do Rio Pinheiros.

APLICAÇÃO DE LARVICIDAS BIOLOGICOS POR AERO BARCOS OU VIA MARGEM

  

AÇÕES DE MANEJO AMBIENTAL (ROÇAGEM DE VEGETAÇÃO MARGINAL REMOÇÃO DE VEGETAÇÃO AQUATICA E LIXO EXECUTADAS PELA EMAE NO RIO PINHEIROS)

Para as ações de monitoramento e controle executadas a EMAE disponibilizou local para uma base operacional na Usina Elevatória da Traição para apoio às equipes da PMSP que realizam as atividades de controle e monitoramento diariamente.

BASE OPERACIONAL PMSP RIO PINHEIROS

LOCAL DA BASE OPERACIONAL – USINA DA TRAIÇÃO (EMAE)

  • Após Ponte Engenheiro Ary Torres
  • Usina Elevatória da Traição Cidade Jardim
  • 1° entrada a esquerda
  • Em frente ao Shopping Cidade Jardim
  • BASE OPERACIONAL PMSP (em baixo da Ponte da Av Bandeirantes)

EXTENÇÃO DO RIO PINHEIROS PARA DESENVOLVIMENTO DAS ATIVIDADES DE MANEJO AMBIENTAL MONITORAMENTO E CONTROLE:

  • CANAL INFERIOR: 10.083 m
  • CANAL SUPERIOR: 15.461 m
  • CANAL GUARAPIRANGA: 1.875 m
  • AREA TOTAL: 27.419 m

PROGRAMA DE CONTROLE DO PERNILONGO Culex quinquefasciatus NO MUNICIPIO DE SÃO PAULO

A DVZ através do NVSIN (Núcleo de Vigilância, Prevenção e Controle de Fauna Sinantrópica) normatiza as ações de controle de mosquitos Culex quinquefasciatus as 27 Supervisões de Vigilância em Saúde para as ações de identificação de criadouros; monitoramento larvário; controle larvário em potenciais criadouros e controle de mosquitos adultos com uso de equipamentos UBV (Ultra Baixo Volume) em veículos que são realizadas em logradouros públicos (avenidas; ruas; praças; etc) com uso de inseticida domissanitario piretróide Deltametrina 2% amenizando desta forma o incômodo para a população.

 

 

 

 

 

 

 

 

CONTROLE DE MOSQUITOS ADULTOS COM USO DE UBV VEICULAR

As solicitações deverão ser realizadas através do tel 156 ou por este link

APOIO AS ATIVIDADES DESCENTRALIZADAS

A DVZ através do NVSIN (Núcleo de Vigilância, Prevenção e Controle de Fauna Sinantrópica) fornece apoio técnico e normativo a todas as atividades descentralizadas de controle de animais sinantrópicos, realizadas através das UVIS (Unidades de Vigilância em Saúde). Essas atividades são desenvolvidas através de orientações de manejo ambiental e tratamento químico quando necessário, em áreas e instituições públicas. Nas áreas consideradas de risco como córregos, favelas e locais de enchentes, entre outros, desenvolve programas específicos em decorrência da necessidade.

As solicitações deverão ser realizadas através do tel 156 ou por este link

A DVZ através do NVSIN (Núcleo de Vigilância, Prevenção e Controle de Fauna Sinantrópica) desenvolve também as normatizações das ações de controle das arbovíroses que são realizadas pelas UVIS (Unidades de Vigilância em Saúde) em seus territórios, assim como as especificações de insumos; equipamentos e Equipamentos de Proteção Individual (EPIS) que serão utilizados nas atividades de controle.

A DVZ possui o CADRI (Certificado de Aprovação de Resíduos Industriais) emitido pela CETESB e o NVSIN (Núcleo de Vigilância, Prevenção e Controle de Fauna Sinantrópica) normatiza também a segregação e o descarte de embalagens vazias de inseticidas e raticidas domissanitários usados nos serviços públicos de controle de animais sinantrópicos do Município de São Paulo em atendimento ao PGRSS (Programa de Gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde) PGRSS 2015 elaborado em 11/04/2016 pela Gerência do Centro de Controle de Zoonoses.