Instruções de Uso

TabNet

  1. Linha, Coluna e Conteúdo
  2. Períodos Disponíveis
  3. Seleções Disponíveis
  4. Ordenação dos Dados
  5. Formato da Tabela
  6. Mostre
  7. Limpa
  8. Exportação das Tabelas
  9. Fonte e Notas Técnicas


 

  1. Linha, Coluna e Conteúdo

    Defina assim o formato de sua tabulação:
    1. Linha: escolha, entre as opções existentes, a informação que você deseja exibir nas linhas de sua tabela;

    2. Coluna: escolha, entre as opções existentes, a informação que você deseja exibir nas colunas de sua tabela, ou deixe em Não Ativa se quiser selecionar mais de uma opção na caixa Conteúdo; Atenção: É possível selecionar apenas uma variável para a linha e coluna

    3. Conteúdo: escolha as informações cujo conteúdo será considerado nas células. Podem-se aceitar as opções já pré-selecionadas ou escolher uma nova variável. Neste caso, clicar na opção desejada. Para o conteúdo, podem ser selecionadas mais de uma variável (desde que a coluna esteja marcada como Não Ativa), utilizando os procedimentos padrões do Windows:

      • Para selecionar uma única opção, clique na mesma;
         

      • Para selecionar várias opções em sequência, clique na primeira opção desejada, mantenha a tecla <Shift> pressionada e clique na última opção de interesse; ou
         

      • Para selecionar opções alternadas, clique na primeira desejada, mantenha a tecla <Ctrl> pressionada e clique nas demais opções de interesse.

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  2. Períodos Disponíveis
    Esta caixa permite selecionar um ou mais períodos de tempo a serem considerados na tabulação, utilizando os procedimentos padrões do Windows:
     

    • Para selecionar um único período de tempo, clique nesse período;

    • Para selecionar vários períodos em seqüência, clique no primeiro período desejado, mantenha a tecla <Shift> pressionada e clique no último período de interesse; ou

    • Para selecionar períodos alternados, clique no primeiro período desejado, mantenha a tecla <Ctrl> pressionada e clique nos demais períodos de interesse.

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  3. Seleções Disponíveis
    Trata-se de um recurso composto por várias caixas que permitem restringir a abrangência da tabulação a ser efetuada. Em cada caixa é possível adotar os seguintes filtros, também utilizando os procedimentos padrões do Windows:

    • Para selecionar todas as categorias de uma variável: clique na opção "Todas as categorias"

    • Para selecionar apenas uma categoria da variável: clique no nome dessa categoria.

    • Para selecionar várias categorias em sequência: clique na primeira categoria desejada, mantenha a tecla <Shift> pressionada e clique no último período de interesse.

    • Para selecionar categorias alternadas: clique na primeira categoria desejada, mantenha a tecla <Ctrl> pressionada e clique nas demais categorias de interesse.

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  4. Ordenação dos Dados
    Se desejar que os dados sejam apresentados em ordem decrescente, clique na opção "Ordenar pelos valores da coluna". Se esta opção não for marcada, os dados serão mostrados na ordem em que foram dispostos nas bases de dados (normalmente na ordem de seu código ou em ordem alfabética).

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  5. Formato da Tabela
    Para a apresentação dos dados é possível escolher entre "Tabela com bordas", "Texto pré-formatado" e "Colunas separadas por ; (ponto-e-vírgula)". As opções "Tabela com bordas" e "Texto pré-formatado" geram tabelas que podem ser visualizadas na tela e impressas usando os recursos de impressão do seu programa de navegação. Tabelas pequenas são melhor observadas no formato com "Tabelas com bordas", enquanto as maiores ficam melhor escolhendo-se "Texto pré-formatado". Para exportar uma tabela, escolha a opção "Colunas separadas por;". Veja o item "Exportação das Tabelas".

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  6. Mostra
    Realiza o processo de tabulação. Aguarde até que os resultados sejam exibidos na tela.

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  7. Limpa
    Desfaz todas as seleções efetuadas anteriormente.

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  8. Exportação das tabelas
    Existem três opções para salvar as tabelas geradas em seu micro: "Copia como .CSV", "Copia para Tabwin" e "Colunas separadas por ; (ponto-e-vírgula)".

    1. Copia como .CSV
      Escolhendo-se a opção Tabela com bordas ou Texto pré-formatado, a tabela será apresentada de acordo com a opção selecionada e haverá, abaixo da tabela, um link chamado "Copia como .CSV". Clicando-se nesse link, a tabela será salva em um arquivo com formato delimitado (CSV). Esse arquivo pode ser importado por outros softwares, tais como planilhas eletrônicas, gerenciadores de Banco de Dados etc. Esse arquivo está configurado para os padrões brasileiros: o delimitador é o ponto-e-vírgula e o separador decimal é a vírgula. Se, em seu computador, os arquivos de extensão CSV já estiverem associados a um programa (por exemplo, o Microsoft Excel 95 ou superior), e o seu navegador for o Internet Explorer versão 3.0 ou superior, o arquivo poderá ser automaticamente aberto nesse programa.

    2. Copia para Tabwin
      Escolhendo-se a opção Tabela com bordas ou Texto pré-formatado, a tabela será apresentada de acordo com a opção selecionada e haverá, abaixo da tabela, um link chamado Copia para Tabwin. Clicando-se nesse link, a tabela será salva em um arquivo com extensão TAB, o qual poderá ser posteriormente aberto no programa TabWin. Se, em seu computador, os arquivos TAB estiverem associados ao programa TabWin, a tabela poderá ser aberta automaticamente no TabWin.

    3. Colunas separadas por ; (Ponto-e-Vírgula)
      Quando se escolhe a opção "Colunas separadas por ;" a tabela, ao ser apresentada, não estará formatada convenientemente para visualização. Para levar essa tabela para o software desejado ou para transformá-la em arquivo, selecione toda a tabela (Menu Editar/Selecionar tudo ou <Ctrl>+<A> no teclado) e copie para a Área de Transferência (Menu Editar / Copiar ou <Ctrl>+<C> no teclado). Para salvar em arquivo, abra um editor de textos qualquer, tal como o Bloco de Notas do Windows, por exemplo. Cole o conteúdo da área de transferência (Menu Editar/Colar ou<Ctrl>+<V> no teclado), então, para o arquivo aberto e salve-o com o nome desejado. É possível colar diretamente o conteúdo da Área de Transferência num programa de planilhas, como o Microsoft Excel ou o Lotus for Windows. Utilize o mesmo método, tomando cuidado para que o separador das colunas (Ponto-e-Vírgula) seja corretamente aceito pela programa de planilhas. Se a transferência não puder ser feita diretamente da Área de Transferência para o programa de planilhas, salve a tabela num arquivo texto (como descrito anteriormente) e abra esse mesmo arquivo pelo programa de planilhas. O programa então perguntará o tipo de formato (informe delimitado) e qual o tipo de separador (informe o ponto-e-vírgula).

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  9. Fonte e Notas Técnicas
    Os itens Fonte e Notas Técnicas apresentam informações sobre:

    • Origem dos dados que estão sendo tabulados;

    • Variáveis que estão disponíveis para tabulação;

    • Outras formas de obter dados além da Internet.

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