Secretaria Municipal da Saúde

menu Menu do Site

Notas Técnicas - APVP

O indicador Anos Potenciais de Vida Perdidos quantifica o número de anos de vida não vividos quando a morte ocorre abaixo de determinada idade. Para este tabulador, foi considera a idade limite de 70 anos.

Construção da base de dados para tabulação

A partir da base de dados de mortalidade, foi criado um campo com a idade em anos no momento da morte calculada em função da data de nascimento e da data do óbito. Foram excluídos os óbitos fetais, os óbitos com idade ignorada e os óbitos com data de nascimento ignorada. Foram considerados apenas os óbitos de residentes no município de São Paulo. Por fim, foi criado um campo, denominado APVP, cujo conteúdo é o resultado da diferença entre 70 e a idade em anos no momento da morte, quando a idade é menor que 70 anos. Esse campo é tabulado como a variável de incremento APVP até 70a que aparece na janela de conteúdo do Tabnet. Para o processo de construção da base de dados, foi utilizado o aplicativo FoxBase.

Fonte de dados

A fonte de dados é o Sistema de Informações sobre Mortalidade (SIM), do município de São Paulo, sob gestão do Programa de Aprimoramento das Informações de Mortalidade no Município de São Paulo (PRO-AIM).

Descrição das variáveis disponíveis para tabulação

Variáveis de conteúdo:

APVP até 70 a: Total de anos potenciais de vida perdidos considerando a idade de 70 anos. Sofre influência do número de óbitos.

Óbitos<70 a: Número de óbitos com idade ao morrer abaixo dos 70 anos.
Óbitos totais (exceto idade ign): Total de óbitos de todas as idades, exceto os de idade ignorada.

Idade média ao morrer: resultado da divisão entre a soma das idades ao morrer e o total de óbitos por todas as idades.

APVP até 70 a / óbito: resultado da divisão entre o total de anos potenciais de vida perdidos considerando a idade de 70 anos e o total de óbitos com idade ao morrer abaixo dos 70 anos.

Variáveis de linha, coluna e seleções disponíveis:

Causa da morte:

Classificadas de acordo com a Classificação Internacional de Doenças (OMS).

As causas de morte estão disponíveis segundo:

Causas específicas
Tabulação especial das causas de morte com base na Lista CID-BR (elaborada pelo PRO-AIM).

Causa (CID10 3C)
Causa básica da morte agrupada por códigos de 3 dígitos da CID-10

Causa (Cap CID10)
Causa básica segundo capítulo da CID-10

Causa Evitáv interv SUS <5a
Lista de causas evitáveis por intervenção do SUS em menores de 5 anos de idade, baseado no trabalho de Debora Carvalho Malta e cols (2007), agrupada por códigos de 3 dígitos da CID-10.

Causa Evitáv interv SUS 5-74a
Lista de causas evitáveis por intervenção do SUS para a faixa etária de 5 a 74 anos de idade, baseado no trabalho de Debora Carvalho Malta e cols (2007), agrupada por códigos de 3 dígitos da CID-10.

Faixa Etária 5 em 5a
Faixa etária de 5 em 5 anos, até a idade de 75 anos ou mais

Sexo
Sexo do falecido: masculino, feminino e ignorado

Raça/Cor
Raça/Cor do falecido: branca, preta, amarela, parda, indígena

Ano do óbito: ano do falecimento, iniciando em 2006.

Dist Adm Resid: Distrito Administrativo de residência. O município de São Paulo é dividido em 96 Distritos Administrativos.

Subpref Resid: Subprefeitura de residência. O município de São Paulo é dividido em 32 Subprefeituras.

Superv Téc Saúde (STS) resid: Supervisão Técnica de Saúde de residência. Trata-se do nível descentralizado de gestão da Secretaria Municipal da Saúde. O município de São Paulo é dividido em 25 Supervisões Técnicas de Saúde.

Coord Reg Saúde (CRS) resid: Coordenadoria Regional de Saúde de residência. Trata-se do nível intermediário de gestão da SMS. O município de São Paulo é dividido em 5 CRSs: Centro-Oeste, Leste, Norte, Sudeste e Sul.

Local de ocorrência: local de ocorrência do óbito: hospital, outros estabelecimentos de saúde, domicílio, via pública, outros.