Saúde do trabalhador e da trabalhadora no município de São Paulo

                                                                                             Atualizado em 14/12/2016

NOTIFICAÇÃO DE ACIDENTES DE TRABALHO, INTOXICAÇÕES EXÓGENAS E DOENÇAS RELACIONADAS AO TRABALHO

No Município de São Paulo devem ser notificados todos os acidentes – que ocorram no exercício de atividade laboral ou no percurso de casa para o trabalho –, bem como as intoxicações exógenas e as doenças relacionadas ao trabalho.

A relevância clínica, epidemiológica e sanitária dos agravos relacionados ao trabalho – acidentes, doenças e as intoxicações – faz com que a política pública de saúde do trabalhador e da trabalhadora seja uma das prioridades no interior da política municipal de saúde.

FICHAS DE INVESTIGAÇÃO EPIDEMIOLÓGICA (Acesse

Estamos disponibilizando aqui as Fichas de Investigação Epidemiológicas de Agravos Relacionados ao Trabalho, municipais e nacionais, para que, ao serem baixadas, possa ser facilitada a notificação pelos profissionais de saúde em todos os serviços e consultórios, sejam eles públicos ou privados. As fichas são as seguintes: acidente de trabalho, intoxicação exógena, notificação de suspeita e doença relacionada ao trabalho – DRT, as seis fichas de doenças específicas priorizadas pelo Ministério da Saúde e a de notificação de violência interpessoal/autoprovocada.

PROCESSO DE IMPLANTAÇÃO DA NOTIFICAÇÃO DE SUSPEITAS E DOENÇAS RELACIONADAS AO TRABALHO 

No Município está em curso processo de implantação da notificação universal de todas as doenças relacionadas ao trabalho – DRT, incluindo os casos suspeitos de DRT, por meio de ficha própria elaborada pela Secretaria Municipal de Saúde.
Objetiva-se ampliar o diagnóstico dessas doenças buscando criar uma cultura de identificação da relação de agravos à saúde com as condições e processos de trabalho.

Ficha de Notificação de Suspeita de e Doença Relacionada ao Trabalho- DRT (Acesse)

Esta ficha de investigação visa propiciar a notificação de todas as doenças relacionadas ao trabalho, ampliando a notificação para além das doenças priorizadas nacionalmente pelo ministério da Saúde e abarcando também as suspeitas de DRT.

Atenção: As notificações por meio das fichas de investigação epidemiológica deverão ser encaminhadas às SUVIS da área de abrangência de onde partiu a notificação.

Encontro Técnico para Implantação de Notificação Universal de Doenças Relacionadas ao Trabalho – DRT, Incluindo Suspeita De DRT, na Rede de Atenção à Saúde:

Em 4 e 5 de novembro de 2015 foi realizado o encontro entre a Área Técnica de Saúde do Trabalhador - ATST, a Gerência de Vigilância em Saúde do Trabalhador da Coordenação de Vigilância em Saúde - COVISA, as 6 Supervisões de Vigilância em Saúde - SUVIS regionais e as 26 SUVIS locorregionais, no qual discutiu-se a notificação em Saúde do Trabalhador e suas estratégias de implantação. (Acesse as apresentações)

 

ENDEREÇOS DOS ÓRGÃOS LOCORREGIONAIS - Supervisões de Vigilância em Saúde - SUVIS / Supervisões Técnicas de Saúde - STS DAS - Coordenadorias Regionais de Saúde - CRS e Centros de Referência em Saúde do Trabalhador - CRST

 

 

LEGISLAÇÃO DE INTERESSE PARA A SAÚDE DO TRABALHADOR (Acesse)

 

DOCUMENTAÇÃO DE INTERESSE

Folder - Sindicatos: ajudem-nos a defender a saúde do trabalhador

Política Municipal de Saúde do Trabalhadora e da Trabalhadora – Plano Plurianual. Município de São Paulo. Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo, 2013.

Política Municipal de Saúde do Trabalhadora e da Trabalhadora – Apêndice. Município de São Paulo. Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo, 2015.

Política Municipal de Humanização da Atenção e da Gestão do SUS. Município de São Paulo. Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo, 2013.

Manual de Bem-Estar Vocal. Programa Municipal de Saúde Vocal. Prefeitura do Município de São Paulo, 2013.

Doenças Relacionadas ao Trabalho - Manual de Procedimentos para os Serviços de Saúde – Editado em 2001 pelo Ministério da Saúde do Brasil, Organização Pan-Americana de Saúde/Brasil

Relatório da Conferência Municipal de Saúde do Trabalhador do Município de São Paulo.

Saúde do Trabalhador no guia de serviços 156

 

PROGRAMAS E TERMOS DE COOPERAÇÃO EM SAÚDE DO TRABALHADOR

Programa de Saúde do Trabalhador do Controle de Zoonoses e Animais Sinantrópicos – PSTCZAS.

Portaria SMS nº 915 de 2014, que institui o programa, Instrução Normativa nº 1 de 2014 do PSTCZAS – identificação de riscos e Instrução Normativa nº 2 de 2015 do PSTCZAS – Monitoramento de Saúde. 

Programa de Saúde dos Comerciários dos Mercados Varejistas - Monitoramento da Saúde dos Mercados Varejistas e Vigilância dos Riscos à Saúde Relacionados ao Trabalho - Portaria SMS 648/2016, seu Anexo I: Termo de Cooperação Técnica entre a Secretaria Municipal de Saúde e o Sindicato dos Comerciários de São Paulo e Anexo II: Conteúdo Programa. 

Programa de Saúde dos Bancários e Financiários de São Paulo - Monitoramento da Saúde dos Bancários e Financiários e Vigilância dos Riscos à Saúde Relacionados ao Trabalho - Portaria SMS 649/2016, seu Anexo I: Termo de Cooperação Técnica entre a Secretaria Municipal de Saúde e o Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região e o Anexo II: Conteúdo do Programa.

Programa de Saúde dos Trabalhadores em empresas de Asseio, Conservação e Limpeza do Município de São Paulo - Termo de Cooperação Técnica entre a Secretaria Municipal de Saúde e o Sindicato dos Trabalhadores em empresas de prestação de serviços de asseio e conservação e limpeza urbana de São Paulo

Programa de Saúde dos Químicos e Plásticos - Monitoramento da Saúde dos Trabalhadores Plásticos e Químicos e Vigilância dos Riscos à Saúde Relacionados ao Trabalho - Termo de Cooperação Técnica entre a Secretaria Municipal de Saúde e o Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias Químicas, Plásticas, Farmacêuticas, Cosméticas e Similares de São Paulo, Taboão da Serra, Embu, Embu-Guaçu e Caieiras.

 

 

GESTÃO EM SAÚDE DO TRABALHADOR

Relatório Anual de Gestão 2016