Share

Área Técnica de Saúde Bucal

ATENÇÃO BÁSICA

Atualizado em 10/01/2017

 

A Área Técnica de Saúde Bucal é a área da Atenção Básica que tem como missão coordenar o desenvolvimento da política e programa de saúde bucal na Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo (SMS SP).

Essa política está consubstanciada nas “Diretrizes para a Atenção em Saúde Bucal - Crescendo e Vivendo com Saúde Bucal”, que estabelece as linhas gerais que subsidiam a organização das ações de saúde bucal, necessárias para a prevenção, tratamento e recuperação da saúde bucal nos diversos níveis de atenção do SUS municipal.

As ações em saúde bucal são universais, segundo os princípios do SUS, isto é, são destinadas à população em geral.

As Unidades Básicas de Saúde são “a porta de entrada do sistema” e devem atender todas as faixas etárias, sendo as prioridades estabelecidas conforme fatores de risco social e biológico. As vagas serão disponibilizadas segundo os recursos físicos e humanos de cada unidade. As UBSs devem realizar:

As unidades de Pronto Socorro e Pronto Atendimento devem atender às urgências odontológicas (durante 24h) trazendo o alívio da dor e realizando demais procedimentos necessários.

Os Hospitais Municipais atendem urgências odontológicas e contam com Serviço de Cirurgia e Traumatologia Buco-Maxilo-Facial.

Os Centros de Especialidades Odontológicas atendem as especialidades de periodontia, cirurgia oral menor, semiologia, pacientes com necessidades especiais, endodontia, prótese dentária e ortodontia/ortopedia funcional dos maxilares. Esse atendimento é destinado aos usuários encaminhados pelas Unidades Básicas de Saúde.

A Secretaria Municipal de Saúde integrada com a Secretaria Municipal de Abastecimento mantém o sistema de heterecontrole da vigilância sanitária da fluoretação das águas de abastecimento público da cidade de São Paulo.


Informações: