Pro-Aim

Boletim PRO-AIM nº 10 / 4º trimestre 1992

Mortalidade por doenças do aparelho circulatório no município de São Paulo

As doenças do aparelho circulatório há muito tempo não são apenas problemas dos países centrais. Elas constituem, hoje, o principal grupo de causa de morte em muitos países periféricos, dentre os quais o Brasil. Nos países ricos, o coeficiente de mortalidade por estas causas vem apresentando um declínio nas últimas décadas, provavelmente em conseqüência do acesso a formas mais efetivas de prevenção e tratamento destas doenças.

No Município de São Paulo ocorreram em 1992, 19.981 mortes por estas causas, correspondendo a 33.2% de todos os óbitos do município. As doenças do aparelho circulatório são a principal causa de morte em todas as regiões da cidade.

Embora estudos tenham demonstrado uma diminuição do coeficiente de mortalidade por estas causas, no município, na última década, este ainda é maior do que os coeficientes apresentados nos países ricos e as mortes ocorrem mais precocemente.

Analisando a mortalidade por doenças do aparelho circulatório em São Paulo de forma desagregada, observa-se uma diferença nos riscos de morte por estas causas, através do cálculo dos coeficientes de mortalidade específicos padronizados por idade. Distritos de paz com piores condições socioeconomicas, como Itaim Paulista (248/100.000 habitantes) e Brasilândia (268,5/100.000), apresentaram riscos de aproximadamente 62% e 77% maiores do que os apresentados nos da Vila Mariana (151,4/100.000) e Jardim Paulista (153,4/100.000), regiões onde a média dos moradores apresentam melhores condições de vida.

Se comparados os coeficientes de mortalidade por faixa etária, observa-se que o risco de morrer por doenças do aparelho circulatório é significativamente maior nas faixas etárias de 40-49 e 50-59 anos nos distritos de Brasilândia e Itaim Paulista (tabela 1). Estes dados mostram uma mortalidade precoce elevada por estas causas, nestes distritos, quando comparados com os da Vila Mariana e Jardim Paulista.

Tabela 1 - Coeficiente de mortalidade por doenças do aparelho circulatório segundo faixa etária, em alguns distritos de paz do município de São Paulo - 1992 (por 100.000 hab)

A variação da mortalidade por doenças do aparelho circulatório dentro do município reflete diferenças na qualidade de vida das pessoas, assim como a desigualdade no acesso e qualidade dos serviços de saúde disponíveis.

As doenças do aparelho circulatório se constituem em um importante problema de saúde pública, tornando-se necessário aprofundar os estudos existentes no sentido de conhecer melhor as determinações da morbi-mortalidade pelas referidas causas, assim como capacitar os serviços de saúde das regiões com maior prevalência para o diagnóstico e tratamento das mesmas.

Para maiores informações, entre em contato com:
PRO-AIM
Viaduto Dona Paulina - Baixos
CEP: 01501-020 São Paulo-SP
Tel/fax: (011) 3247-7038 / 3247-7033
e-mail : proaim@prefeitura.sp.gov.br