Pro-Aim

Boletim PRO-AIM nº 11 / 1º trimestre 1993

Mortalidade por causas externas no município de São Paulo e a qualidade das informações

As mortes por causas externas são responsáveis por cerca de 15% do total de óbitos no município de São Paulo, atingindo, principalmente, uma população jovem e produtiva. Entretanto, o aprofundamento do conhecimento destas causas de morte é prejudicado pela qualidade de preenchimento da declaração de óbito (DO).

A Companhia de Engenharia de Trafego de São Paulo (CET), desde 1982, realiza um levantamento junto às seccionais do Instituto Médico Legal (IML), coletando informações sobre todas as mortes por causas externas. Estas informações são obtidas a partir do telex enviado pela polícia ao IML e tem como objetivo conhecer melhor a violência no trânsito na cidade.

A partir do segundo semestre de 1992, o PRO-AIM iniciou um trabalho conjunto com a CET, tornando possível o cruzamento dos seus bancos de dados. A comparação destes bancos aqui apresentada foi realizada com os óbitos por causas externas ocorridos no mês de janeiro/93. Nesse período, ocorreram 621 óbitos por causas externas em residentes no Município de São Paulo. Após a comparação das informações, foi realizado levantamento das declarações de óbitos arquivadas no PRO-AIM, o que permitiu identificar aquelas que apresentaram discordância com os dados da CET, em relação ao tipo de violência ou acidente. A partir destas informações, foi realizada uma recodificação das causas de morte.

Tabela 1 - Comparação entre as informações registradas na DO pelo IML e o levantamento realizado pela CET junto às seccionais do IML de São Paulo dos óbitos por causas externas - janeiro/93

 

 

Após as correções efetuadas no PRO-AIM, observou-se uma redução na proporção de óbitos por acidentes não especificados, sendo possível uma melhor caracterização dos tipos de acidentes e/ou violências. A proporção de mortes por atropelamento aumentou e, em conseqüência, houve uma queda dos acidentes de trânsito não especificados. Também, registrou-se uma redução das causas ignoradas se acidental ou intencionalmente infringidas.

O trabalho conjunto da CET e PRO-AIM revela a importância do correto preenchimento das declarações de óbito pelo IML. Uma melhor definição das mortes por causas externas possibilitaria avaliar as circunstâncias em que ocorreram estas mortes. Os IMLs dispõem das informações necessárias ao preenchimento das DOs através do telex enviado pela polícia. A utilização destas informações pelo IML para o preenchimento dos campos 37, 38 e 39 da parte "V" da DO, que fornece informações sobre o tipo de acidente ou violência que ocasionou a morte, evitaria a duplicação das atividades de busca para acertos por outras instituições. Estas informações são imprescindíveis para a elaboração de estatísticas de mortalidade mais fidedignas e dão subsídios aos serviços de saúde para a definição de medidas e políticas de prevenção destas mortes.

A qualidade das informações sobre as mortes por causas externas e as formas do seu aprimoramento devem ser discutidas por todas as instituições envolvidas na sua produção, uso e divulgação.

Para maiores informações, entre em contato com:
PRO-AIM
Viaduto Dona Paulina - Baixos
CEP: 01501-020 São Paulo-SP
Tel/fax: (011) 3247-7038 / 3247-7033
e-mail : proaim@prefeitura.sp.gov.br