Pro-Aim

Boletim PRO-AIM nº 28 / 2º trimestre 1997

Mortes de mulheres por câncer de colo de útero e de mama na cidade de São Paulo

Os cânceres de colo de útero e de mama, apesar das possibilidades de prevenção e/ou cura através do diagnóstico precoce e tratamento imediato, ainda continuam provocando a morte de centenas de mulheres a cada ano na cidade de São Paulo.

Os cânceres ocuparam o segundo lugar entre as causas de morte de mulheres, em 1997, na cidade de São Paulo. Eles representaram 18,7% dos 26.771 óbitos femininos vindo em seguida às doenças do aparelho circulatório. Dentre as localizações destes cânceres, o de mama foi a principal com 977 mortes (19,5% do total) e o de colo de útero ocupou a quinta posição com 244 óbitos (4,9%). Entre mulheres de 20 a 49 anos, o câncer de mama foi a quarta causa isolada de morte no sexo feminino e na faixa etária de 50 a 64 anos, a terceira.

Entre 1991 e 1997 observou-se um aumento no risco de morte de mulheres pelo câncer de mama na cidade. O coeficiente de mortalidade passou de 15 para 19/100.000 mulheres.Com relação ao câncer de colo do útero, de prevenção específica simples e já estabelecida há muitos anos, não foi observada uma tendência esperada de queda com coeficientes oscilando em torno de 5/100.000 mulheres.

Em relação a distribuição das mortes por faixa etária em 1997, verificou-se que 24,9% (243) dos cânceres de mama e 30,7% (75) dos de colo de útero ocorreram em mulheres com menos de 50 anos, indicando um alto porcentual de mortes em mulheres jovens. Para o câncer de mama, oservaram-se 26 óbitos em mulheres até 34 anos e para o de colo de útero, 9 óbitos.

Analisando-se a distribuição destas mortes por áreas homogêneas da cidade, construídas segundo a escolaridade do chefe da família, observou-se que 34,4% das mortes por câncer de mama ocorridas na cidade atingiram moradoras da área 1, a de melhores níveis educacionais e 22,4% foram na área 3, a de piores níveis. O inverso foi observado para o câncer de colo de útero, que apresentou 19,0% das mortes na área 1 e 40,1% na área 3.

Em relação ao grau de instrução das mulheres que morreram por estas causas em 1997 na cidade de São Paulo, verificou-se que 76,6% dos óbitos por câncer de colo uterino ocorreu em mulheres que tinham grau de instrução fundamental ou nenhum e 7,4% apresentavam segundo e terceiro graus. Em relação ao câncer de mama, as proporções foram 64,3% e 24,7%.

Alguns fatores de risco têm sido associados com essas doenças e podem orientar na sua prevenção. O câncer de colo de útero é considerado um câncer do subdesenvolvimento, tendo um importante diferencial de risco de morte segundo as condições socioeconômico-culturais das populações consideradas. Estudos têm identificado associação deste tipo de câncer com infecções não adequadamente tratadas do colo de útero, principalmente pelo vírus papiloma, higiene precária, múltiplos parceiros sexuais, uso prolongado de anticoncepcionais orais e tabagismo. O câncer de mama tem associação com a existência de casos prévios na família, exposição a radiação ionizante, menopausa ou primeira gestação tardias entre outros fatores de risco.

A detecção precoce do câncer de mama através do auto-exame, do exame clínico e da mamografia representam procedimentos importantes para o diagnóstico na fase inicial com possibilidades de cura. O câncer de colo de útero pode ser prevenido através do exame de papanicolaou - simples e de baixo custo - ou curado se diagnosticado precocemente. Além de campanhas educacionais de conscientização das mulheres sobre prevenção e diagnóstico precoce, há necessidade de garantir o acesso da mulher a uma rede de saúde pública capacitada para a resolução dos seus problemas. Os exames preventivos são estratégias importantes para evitar a descoberta destes cânceres em estágios avançados quando são poucas as perspectivas de cura, condicionando a mulher a tratamentos mais dolorosos, mutilantes e caros.

Para maiores informações, entre em contato com:
PRO-AIM
Viaduto Dona Paulina - Baixos
CEP: 01501-020 São Paulo-SP
Tel/fax: (011) 3247-7038 / 3247-7033
e-mail : proaim@prefeitura.sp.gov.br