Rede Mãe Paulistana

Programa da Secretaria Municipal da Saúde

A Rede de Proteção à Mãe Paulistana é uma estratégia do SUS que tem como objetivo assistir a gestante durante o ciclo da gravidez, desde as consultas de pré-natal (no mínimo sete), o parto, o puerpério até o segundo ano de vida do bebê.

Esta rede visa um atendimento qualificado e humanizado no pré-natal, nascimento e puerpério através do estímulo às boas práticas baseadas em evidências, propiciando uma experiência segura e gratificante.

Estimulamos a participação do pai no pré-natal e nascimento como forma de fortalecer o cuidado do homem e o aumento do vínculo familiar.

Orientações iniciais

A mulher com suspeita de gravidez deve procurar a Unidade de Saúde mais próxima à sua residência, trabalho ou escola e realizar o Teste de Gravidez. Se confirmada a gestação, são pedidos alguns exames e imediatamente é feito o cadastro no Programa.

É importante solicitar na Unidade Básica de Saúde o cartão SUS, pois com ele é realizado o acesso aos vários serviços de saúde, inclusive às consultas de pré-natal.

Para obter o cartão SUS é preciso apresentar RG e comprovante de residência para emissão do cartão.

Como funciona para receber o vale-transporte:

A futura mamãe recebe o vale-transporte, se houver necessidade para chegar à Unidade de Saúde para consultas e exames.

Todas as gestantes recebem um cartão da SPTrans, cujos créditos são liberados conforme a necessidade de utilização, após avaliação na consulta médica.

Que exame é feito para confirmar a gravidez?

Teste imunológico de gravidez na urina ou dosagem de β HCG na urina ou no sangue. Confirmada a gestação, devem ser realizados exames de laboratório e de imagem para acompanhar a adequada evolução da gravidez.

Conheça o Protocolo de Pré-Natal (PN) com Risco Habitual (baixo risco)

Que vacinas devem ser aplicadas?

As vacinas são a dT, dTpa, hepatite B e influenza.

Conheça o Calendário de Vacinação para Gestantes e Puérperas


Para todos os recém-nascidos nos hospitais/ maternidades públicas municipais e estaduais

  • Teste de Triagem Neonatal (TTN), conhecido como “Teste do Pezinho", que é um exame preventivo que permite fazer o diagnóstico de várias doenças congênitas, como sintomas inespecíficos ou assintomáticos. Possibilita tratamento precoce ou consegue minimizar riscos/sequelas. É colhido preferencialmente do 3º ao 7º dia de vida.
  • O Teste do Pezinho Ampliado (detecta 50 doenças) é de suma importância para a saúde e qualidade de vida das crianças. Ele é uma das principais maneiras de diagnosticar uma série de doenças metabólicas, genéticas ou endócrinas, de forma precoce, antes mesmo de aparecerem os primeiros sintomas. Por meio dele, doenças raras, de origem genética, podem ser detectadas e facilitando a intervenção e o tratamento precoce, trazendo mais qualidade de vida aos pacientes e suas famílias. Além do teste do pezinho ampliado, são ofertados exames complementares e a consulta com geneticista utilizando o Serviço de Referência em Triagem Neonatal do Instituto Jô Clemente aos recém-nascidos do município de São Paulo.

Conheça a Portaria Mãe Paulistana - Em atualização