Ouvidoria Central da Saúde

Entenda as Unidades

UBS – Unidade Básica de Saúde

O que é uma UBS?
A Unidade Básica de Saúde é a porta de entrada para a inclusão e início de tratamento do SUS.

AMA - Assistência Médica Ambulatorial

O que é Assistência Médica Ambulatorial (AMA)?
A AMA tem como função o atendimento não agendado de pacientes portadores de doenças ou agravos de baixa e média complexidade nas áreas de clínica médica, pediatria e cirurgia geral ou ginecologia. O objetivo é ampliar o acesso de pacientes que necessitam de atendimento imediato, racionalizar, organizar e estabelecer o fluxo de pacientes para as UBS, Ambulatórios de Especialidades e Hospitais.

Onde eu encontro uma unidade da AMA?
Estas unidades, em sua maioria, são implantadas e acopladas às unidades básicas de saúde, que apresentam condições de adaptação do espaço físico necessário para a AMA: cinco consultórios, sala de emergência, sala de observação, sala de RX, sala de espera, sala de apoio, entre outros.
Endereços das unidades da AMA.

O que é AMA Especialidades?
É uma Unidade de Assistência Médica Ambulatorial de Especialidades; elas prestam atendimento secundário complementar à saúde e oferecerão apoio e retaguarda às Unidades Básicas de Saúde (UBSs) da região e às AMAS tradicionais.
Nas novas AMAS de Especialidades há médicos cardiologistas, endocrinologistas, urologistas, reumatologistas, neurologistas, ortopedistas e angiologistas (problemas vasculares), de maior demanda reprimida. Cada médico trabalhará em regime de plantão de 12 horas e fará 36 consultas por dia, totalizando 252 consultas diárias em cada AMA de Especialidades. O número de consultas mensais previsto é de 6 mil. Até o momento há 6 unidades de AMA Especialidades e só atenderá pacientes encaminhados por uma das Unidades Básicas de Saúde da capital.

Centro de Especialidades Odontológicas - CEO

O que é o Centro de Especialidades Odontológicas - CEO?
Os Centros de Especialidades Odontológicas são unidades de saúde preparadas para oferecer a população os seguintes serviços:

  • Diagnóstico bucal, com ênfase no diagnóstico e detecção do câncer de boca.
  • Periodontia especializada
  • Cirurgia oral menor dos tecidos moles e duros 
  • Endodontia
  • Atendimento a portadores de necessidades especiais

Como eu faço para ser atendido nos Centros de Especialidades Odontológicas?
Para fazer o tratamento em uma das especialidades é necessário ter o encaminhamento por escrito de uma Unidade Básica de Saúde (UBS).