Novembro será azul em São Paulo

Secretaria Municipal da Saúde preparou diversas atividades para o Dia Mundial do Diabetes; monumentos da capital serão iluminados para lembrar a data

Para marcar o Dia Mundial do Diabetes, celebrado no dia 14 de novembro (segunda-feira), a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) preparou dez dias de atividades, de 8 a 18 de novembro, com palestras e orientações em unidades de saúde das cinco regiões da capital. Todos os paulistanos estão convidados a participar dos encontros.

Além disso, quem passar perto do Obelisco, da Ponte Estaiada (Octávio Frias de Oliveira), dos Arcos do Anhangabaú e do Monumento às Bandeiras, entre domingo (13) e sexta-feira (18), verá os pontos iluminados na cor azul para reforçar a importância da data.

O principal objetivo das ações é alertar para a prevenção da doença e mostrar que é possível preveni-la e controlá-la com hábitos saudáveis. As unidades promoverão caminhadas, grupos de Tai Chi Chuan e Lian Gong; palestras de orientação, palestras em escolas, distribuição de panfletos, busca ativa de diabéticos, massagem, monitoramento glicêmico, dicas de dieta e qualidade de vida, danças e capacitações aos funcionários.

Programa Remédio em Casa (PRC)

Pacientes com diabetes, hipertensão, dislipidemia (colesterol alto) e hipotireoidismo (diminuição de hormônios da tireóide) cadastrados no Programa Remédio em Casa (PRC) recebem, sem sair de suas residências, remédios suficientes para 90 dias de tratamento. Para essas pessoas, são oferecidos 19 diferentes apresentações de medicamentos.

Antes de receber nova remessa, o paciente passa por uma reavaliação do estado de saúde, em consulta médica, ou avaliação de grupo multiprofissional. Em mais de seis anos de existência, o Remédio em Casa já atendeu mais de 1,1 milhão de receitas; atualmente, são 228.739 pacientes inscritos.