Busca ativa marca mais um dia D de vacinação contra sarampo e pólio em SP

Visando atingir a cobertura vacinal de 95%, equipes irão visitar residências para informar sobre a importância da imunização de crianças entre 1 e menores de 5 anos

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) de São Paulo realiza neste sábado (25) mais um dia "D" de vacinação contra o sarampo e a poliomielite, visando ampliar os índices de adesão às vacinas na capital paulista. Para isso, além da abertura de todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS), equipes de saúde também deverão realizar busca ativa em suas áreas de abrangência, a fim de orientar os pais e responsáveis pelas crianças que ainda não foram imunizadas, a procurarem o posto mais próximo para receberem as doses. As crianças que estão com a vacina em atraso ou com doses incompletas também serão vacinadas. Outra ação prevista para o fim de semana é a instalação de um posto volante no domingo (26), na avenida Paulista, em parceria com Rotarys Clubes da cidade de São Paulo.

Para a mobilização deste sábado, as unidades de saúde (confira a lista aqui) funcionarão das 8h às 17h. A campanha, que começou em 4 de agosto no município de São Paulo, tem como público-alvo as crianças entre 1 ano e 4 anos, 11 meses e 29 dias de idade. Este será o terceiro dia de mobilização da campanha na capital.

“Estamos perto da última semana de campanha (prevista para terminar dia 31 de agosto) e ainda temos muitas crianças que não foram imunizadas. Por isso, a vacinação deste sábado é mais uma chance para que pais e responsáveis levem as crianças para receber o reforço vacinal. A participação de todos é fundamental para manter o sarampo e a pólio longe da capital paulista”, alertou a coordenadora do programa municipal de imunizações, Maria Lígia Nerger.

A secretaria reforça que as crianças devem receber as vacinas contra a pólio e o sarampo mesmo que a carteirinha de vacinação esteja em dia. Para se vacinar, é preciso levar documento de identificação e, se possível, carteira de vacinação e cartão SUS.

Outra opção para participar da campanha nacional é o posto volante que será instalado neste domingo (26) no Conjunto Nacional, localizado na avenida Paulista. A ação é desenvolvida pela SMS e as Coordenadorias Regionais de Saúde (CRS) Oeste e Centro em parceria com  Rotarys Clubes da cidade de São Paulo. As equipes de saúde e voluntários de Rotarys Clubes da cidade de São Paulo estarão no local das 9h ás 16h para aplicação das doses da vacina poliomielite, que protege contra a paralisia infantil, e a tríplice viral, que confere imunização contra sarampo, caxumba e rubéola.

Vacinação em escola de educação infantil

Outra ação implementada pela pasta, conjuntamente com a Secretaria Municipal da Educação (SME), é, a partir da próxima segunda-feira (27) até sexta-feira (31), vacinar os alunos nos centros de educação infantil (CEI) e escolas municipais de educação infantil (EMEI) públicas e também em creches e escolas de ensino infantil privadas.

Entre quarta-feira (22) e esta sexta-feira (24), as Unidades de Vigilância em Saúde (UVIS) estão realizando levantamento junto às unidades de educação e solicitando autorização dos pais e responsáveis para aderir à ação, mediante envio da caderneta de vacinação para a aplicação das doses na próxima semana. Também estão distribuindo material informativo sobre a campanha nas unidades.

A iniciativa é mais uma estratégia da SMS para atingir cobertura de 95% do público-alvo até o final da campanha. Entre o dia 4 de agosto (data de inicio da ação preventiva) e a última quinta-feira (23), foram aplicadas 697.568 vacinas no município de São Paulo, sendo 351.055 doses contra pólio (paralisia infantil) e outras 346.513 doses da vacina SCR, que protege contra sarampo, caxumba e rubéola. É importante destacar que uma mesma criança pode ter tomado as duas vacinas na mesma ocasião.

Os dados representam uma cobertura de 59,3% para poliomielite e 58,5% da tríplice viral. A ação preventiva é voltada exclusivamente para público infantil e a adesão é fundamental para reduzir o risco de reintrodução da poliomielite no Brasil assim como o de circulação de sarampo e rubéola na capital paulista.

Serviço:
Posto volante de vacinação contra poliomielite e sarampo no Conjunto Nacional

Data: Domingo (26) das 9h às 16h
Endereço: Conjunto Nacional - Av. Paulista, 2073 - Consolação, São Paulo-SP