Pessoas com HIV/AIDS têm restrição para tomar vacina contra febre amarela

Orientação é para que pacientes conversem com o médico antes de receberem a dose

Por Thiago Pássaro

Cartaz da vacinação da febre amarela, com fundo verde e amarelo, informando que pessoas com HIV têm restrições médicas para tomar a vacina

Em meio à campanha de vacinação contra febre amarela, promovida pela Secretaria Municipal da Saúde (SMS) de São Paulo desde setembro do ano passado, pessoas com HIV/AIDS têm restrições médicas e precisam ficar atentas antes de receber a dose.

A dra. Zarifa Khoury, infectologista do Programa Municipal de DST/AIDS (PMDST/AIDS), órgão da SMS, explica que o HIV atinge a imunidade do paciente, comprometendo as células de defesa do organismo, chamadas de grupamento de diferenciação 4, mais conhecidas por CD4. Pessoas com HIV e que possuem menos de 200 células CD4 por milímetro cúbico no sangue não devem ser vacinadas contra a febre amarela. “Esse índice mostra que o paciente está com uma imunodepressão severa; portanto, sujeito a ter fortes reações com a vacina”, esclarece.

A doutora deixa claro que as doses possuem vírus vivos atenuados, que são de fácil controle pelo corpo, desde que a imunidade esteja boa. Como as pessoas com CD4 menor de 200 células estão mais vulneráveis, é melhor evitar tomar a vacina.

“Essa situação pode mudar, caso a pessoa viaje para uma área de risco ou a própria capital paulista se torne área de recomendação para vacinação. É nessa situação que o médico desse paciente irá analisar os riscos-benefícios da aplicação”, argumenta Khoury.

Pessoas vivendo com HIV acima de 200 CD4 e que fazem uso de corticoides em doses altas por mais de 15 dias ou ainda que utilizam ciclosporina ou ciclofosfamida também não devem ser vacinadas. A recomendação sempre é que, em caso de dúvida, o médico deve ser procurado.

Quem deve ser vacinado

Apesar dessas orientações, a Secretaria Municipal da Saúde informa que não há transmissão de febre amarela no município de São Paulo e, portanto, a campanha é de prevenção à doença.

Dessa forma, devem ser vacinados apenas os moradores da região Norte (confira os endereços dos postos de vacinação aqui: goo.gl/ZLUQEd), do distrito de Raposo Tavares, na zona Oeste (postos de vacinação: goo.gl/8wtX5R), e dos distritos de Jardim Ângela, Parelheiros, Capão Redondo (área de abrangência da UBS Luar do Sertão) e Marsilac (locais de aplicação na zona Sul: goo.gl/k1VUxw).

Saiba mais no site da Coordenação de Vigilância em Saúde (COVISA): https://goo.gl/EoE3L6