Programa Municipal de DST/AIDS encerra ação com marca de 2.500 testes rápidos de HIV e sífilis realizados

Testagens ocorreram aos domingos na Av. Paulista, com mais de 1.600 exames, e na Rua Augusta, com cerca de 900 testes

Por Thiago Pássaro

O Programa Municipal de DST/AIDS (PM DST/AIDS), da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) de São Paulo, encerrou no último domingo (3) a ação de testagem rápida e gratuita de HIV e sífilis na esquina das ruas Augusta e Peixoto Gomide, no Centro da capital. Em nove domingos no local, a unidade móvel do PM ofertou cerca de 900 exames, uma média de quase 100 testes realizados por final de semana no período. Assim, desde que as ações tiveram início na Avenida Paulista, em julho deste ano, atingiu-se a marca de 2.500 testes rápidos realizados.

“Estamos muito contente com o resultado. Tivemos bastante procura, o que reforça que o nosso trabalho está no caminho certo: os serviços de saúde também precisam sair das unidades e estarem onde as pessoas estão”, diz Cristina Abbate, coordenadora do Programa de DST/AIDS da capital paulista.

Os testes, justamente por serem de metodologia rápida, mostram os resultados em apenas 20 minutos. Todo o procedimento é gratuito e sigiloso. Um profissional da saúde é quem dá a resposta do exame para a pessoa em uma sala isolada da unidade.

No local, é possível ainda retirar preservativos masculinos e femininos e gel lubrificante. A equipe do programa faz também orientações sobre as infecções sexualmente transmissíveis (ISTs) /AIDS.

Avenida Paulista

Além da rua Augusta, a avenida Paulista também foi endereço de parada da unidade móvel do PM, próximo ao parque Mário Covas. Em cerca de 90 dias, durante os domingos de julho, agosto e setembro, mais de 1.600 testes foram realizados na avenida mais emblemática da cidade.

“Se na Augusta foi um sucesso, na Paulista foi ainda maior! Em pouco mais de dois meses, já havíamos atingido a marca de 1.000 testes. Em 2018, vamos definir um novo local para continuar levando mais prevenção aos paulistanos”, afirma Adriano Queiroz, consultor técnico e coordenador de prevenção do programa municipal.

Onde fazer os testes?

Com o encerramento dessas duas ações de testagem, o Programa Municipal de DST/AIDS volta a rodar a capital com a unidade móvel em 2018. Mas vale lembrar que os testes rápidos de HIV e sífilis estão sempre disponíveis na Unidade Básica de Saúde (UBS) mais perto de casa ou em qualquer um dos 26 serviços da Rede Municipal Especializada (RME) em ISTs/AIDS. A RME funciona de segunda a sexta, sendo a maioria das unidades com atendimento das 7h às 19h. Os endereços e os telefones para contato podem ser conferidos em: goo.gl/VnmFgX.

Nesta sexta-feira (8) e na quarta-feira da semana que vem (13), a ONG Barong, parceira do PM DST/AIDS, estará ofertando testes rápidos e gratuitos de HIV e sífilis no Pátio do Colégio, no centro da cidade. Na sexta, será das 11h às 18h; e na quarta, das 9h às 17h.