Situação dos medicamentos na Rede Municipal

Notícia publicada em 24/03/2016 A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) informa que possui uma rede de 570 farmácias e mais de 270 itens na lista de medicamentos dispensados.

Destes, 10 (Espironolactona 25 mg, Sinvastatina 10 mg, Captopril 25 mg, Mononitrato de isossorbida 20 mg, Diclofenaco sódico 50 mg, Dipirona sódica 500 mg/ml frasco 10 ml, Hidroclorotiazida 25 mg, Hidróxido de alumínio 60 mg/ml a 63 mg/ml frasco 150 ml e Loratadina 10 mg ) estão no site/aplicativo Aqui Tem Remédio, com status “em processo de compra”. Ressaltamos que já há entrega agendada pelos fornecedores no Almoxarifado Central para até o dia 31 deste mês.

Assim, até a segunda quinzena de abril, todas as farmácias terão estes medicamentos: Sinvastatina 10 mg, Carvedilol 6,25 mg e Ibuprofeno 300 mg com o estoque normal. Todas as farmácias são abastecidas a cada oito dias úteis.

A SMS registrou para alguns medicamentos consumo acima da média histórica. É o caso do Carvedilol 12,5 mg, que chegou dia 1º deste mês, foi distribuído, e esgotou antes do prazo. Nova compra foi realizada, e o abastecimento está previsto para a 1ª quinzena de abril.

Por ser a maior rede municipal de saúde do Brasil, há casos em que os fabricantes não conseguem produzir a quantidade necessária para suprir a demanda da rede do município de São Paulo. Esse fato gera transtornos à SMS e aos pacientes. O Espironolactona 100 mg está com a entrega em atraso pelo fornecedor.

Nesta semana, chegaram ao Almoxarifado Central os seguintes medicamentos:

Clonazepam 2 ml
Levedopa 10 ml + Benserazida 25 mg
Loradatina 1mg/ 1ml – Frasco 100 ml
Imipramina 25 mg
Fluoxetina 20 mg
Clorpromazina 25mg
Isossorbida 20 mg
Diclofenaco 50mg


Logo, o abastecimento das farmácias está sendo normalizado.

Medicamentos disponíveis nas farmácias da Rede Municipal:

Sivastatina 20mg e 40mg
Losartana 50mg
Gliclazida 30mg
Ciprofloxacino 500mg
Enalapril 5mg
Metformina 500 mg e 850 mg

As informações do site/aplicativo Aqui Tem Remédio são atualizadas diariamente, ao fim do dia, de acordo com a movimentação de estoque das unidades. Caso o paciente pesquise o medicamento num dia, poderá ocorrer de não encontra-lo caso faça-o muito tempo depois de verificado no site/aplicativo.

Os dados do aplicativo são uma fotografia do dia anterior. São visualizados apenas quando o estoque está acima de 35% da capacidade das unidades, para evitar que o estoque chegue ao fim. Os medicamentos com status “em processo de distribuição” foram recebidos na CDMEC e comporão as próximas entregas no cronograma. O sistema está em constante aperfeiçoamento e representa um avanço, pois garante ao usuário transparência na dispensação dos remédios.