Obras do Hospital de Parelheiros completam um ano em ritmo acelerado

Estrutura dos seis blocos já foi quase toda erguida. Unidade beneficiará 200 mil pessoas

Obras do hospital de Parelheiros estão avançadas

 

Texto e foto por William Amorim

Foram 20 anos de luta e espera da população. Agora, o que parecia sonho está virando realidade. Um ano após o início oficial dos trabalhos, em 28 de fevereiro de 2015, o Hospital Municipal de Parelheiros “Josanias Castanha Braga” está com mais de 40% das obras concluídas. A unidade beneficiará 200 mil pessoas e será inaugurada até o final do ano, ao custo de R$ 148,3 milhões.

Serão beneficiados principalmente os moradores dos distritos de Parelheiros e Marsilac, que compõem a Subprefeitura de Parelheiros. O prédio ocupará terreno de 120 mil m², entre as ruas Euzébio Goghi e Cacual, no extremo Sul da cidade.

A todo vapor

Uma visita ao local revela que o ritmo da obra está acelerado. Cerca de 600 funcionários trabalham durante toda a semana, em turnos das sete da manhã às sete da noite. O Hospital de Parelheiros ocupará 34,8 mil metros² de área construída e terá estacionamento. Será formado por seis blocos que se interligarão por amplas passarelas cobertas e formarão os corredores de interligação.

Os Blocos 1 e 2 abrigarão o setor de internação. Sua estrutura já está erguida, em fase de alvenaria. A mesma situação pode ser verificada no Bloco 3, onde funcionará a parte administrativa. Na última visita do prefeito Fernando Haddad, em 12 de janeiro passado, os Blocos 4 e 5 tinham 50% já estrutura erguida. Agora, pouco mais de um mês depois, a estrutura está totalmente erguida e em fase de alvenaria. Já o Bloco 6 contava com 30% da estrutura erguida. Agora está com 75% e a caixa d’água já está concluída.

O Bloco 4 contará com lobby, Unidades de Terapia Intensiva (UTI), casa de máquinas e área de serviços. O Bloco 5 contemplará o centro de estudos, o auditório, a emergência, o setor de diagnóstico e imagem, a casa de máquinas, o centro cirúrgico e obstétrico. O Bloco 6 acomodará as áreas de serviços, técnicas e a brinquedoteca.

Mais leitos, cirurgias, exames

O hospital vai compor a rede municipal de saúde do município. Oferecerá 250 leitos de internação, 20 salas de UTI, Centro Cirúrgico, Centro Obstétrico, Centro de Imagem e Diagnóstico, Pronto Socorro Adulto e Pediátrico. Nele também serão realizados exames de mamografia, endoscopia, raio-x, tomográfica, ultrassom e ressonância.

Mesmo antes de ficar pronto, o Hospital de Parelheiros já trouxe benefícios à população. Um exemplo é a geração de empregos, já que cerca de 50% dos funcionários vivem no bairro.

A doméstica Angélica Mendes Pereira, que mora em frente ao local das obras, é uma delas e até já fez planos. “Estávamos precisando de um hospital completo desse jeito. Eu já estou até pensando em fazer enfermagem para tentar trabalhar aí [no hospital]”, disse Angélica.

Premiado

O Hospital de Parelheiros ganhou, em 21 de agosto de 2015, o prêmio de melhor Projeto na categoria Saúde. O escritório RAF Arquitetura e Planejamento Ltda, que desenvolveu o projeto do novo Hospital em conjunto com a Secretaria Municipal da Saúde e a Secretaria de Infraestrutura Urbana e Obras, conquistou o reconhecimento no 12º Grande Prêmio de Arquitetura Corporativa.

A premiação é a maior da América Latina. Trata-se ainda da única a contemplar o cliente final, no caso a Prefeitura de São Paulo, em reconhecimento a quem investe na boa arquitetura.

O projeto do Hospital de Parelheiros concorreu com vários outros. De acordo com a organização do evento, este ano houve 1.098 inscrições de 19 Estados, distribuídos nas 20 categorias da premiação.