Saúde amplia o prontuário eletrônico para 256 Unidades Básicas de Saúde

Com investimento de R$ 19 milhões, sistema de gestão criado pela Prefeitura permite acesso ao histórico do paciente em toda a rede

Prontuário Eletrônico do Paciente (PEP) passou por período de desenvolvimento e ajustes em 18 unidades

 

Por Beatriz Prado
Foto: Edson Hatakeyama

 

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) deu início à expansão do Prontuário Eletrônico do Paciente (PEP) nas 256 Unidades Básicas de Saúde (UBS) que mais atendem pacientes e ficam nas regiões periféricas da cidade. Além dessas unidades, o PEP também será ampliado aos hospitais da Rede Hora Certa. O sistema foi apresentado nesta quinta-feira (18), durante visita do secretário Alexandre Padilha à UBS Paraisópolis III e à AMA Paraisópolis. O PEP passou por período de desenvolvimento e ajustes em 18 unidades - 6 UBS, 2 UPA, 3 AMA, 3 CAPS e 4 Hospitais Dia da Rede Hora Certa - com caráter experimental. Para a nova etapa, a Prefeitura investiu R$ 19 milhões na aquisição de 5.923 computadores. Todos os Hospitais Dia da Rede Hora Certa e as UPA 24h que serão inauguradas este ano já contarão com o prontuário.

“São Paulo vai passar a ter nas UBS o Prontuário Eletrônico do Paciente. Assim que o paciente chegar à unidade, a equipe fará o acolhimento e terá acesso ao histórico de atendimento, exames realizados, medicamentos prescritos e informações sobre alergias que o paciente possa ter. A posse dos dados é decisiva para que o médico escolha o melhor medicamento, a melhor conduta, além de evitar a repetição de exames e agilizar todo o processo de atendimento”, afirmou Padilha.

O Prontuário Eletrônico melhora o atendimento para o usuário, mas também é um recurso importante de gestão. Ele potencializa o combate ao desperdício de recursos, permite a estimativa do tempo de atendimento, o horário de trabalho dos profissionais e registra a produção de consultas e exames.

Paraisópolis

Alessandra Cristina Ferreira Martins, coordenadora de Indicadores e Sistemas de Informação da Sociedade Beneficente Israelita Brasileira Albert Einstein – que faz a gestão da UBS Paraisópolis III e da AMA Paraisópolis - apresentou o PEP e explicou o processo de implementação e ajustes da ferramenta nas duas unidades.

“Ao chegar à recepção da UBS, o paciente é identificado, passa por triagem de classificação de risco e o prontuário já fica disponível para visualização no computador do médico que fará o atendimento. No consultório, o profissional lê o histórico, verifica exames realizados, prescreve a conduta e, em seguida, o PEP é disponibilizado para visualização do profissional da sala de medicação. Cada unidade tem sua particularidade, com profissionais que às vezes estão presentes a cada 15 dias e o volume de atendimento é diferenciado. Então, foi necessário planejamento específico para a implementação e entendimento com os gerentes das unidades”, afirmou a coordenadora.

Parte das metas de governo para o período de 2013 a 2016, a elaboração da arquitetura e a codificação do sistema do PEP foi iniciada em setembro de 2014, com a utilização dos dados do Cartão Nacional de Saúde. O projeto piloto foi testado e aprimorado em 18 unidades da rede, com a aplicação de ajustes identificados pelos profissionais usuários do sistema.

Saúde em movimento

Durante a visita, o secretário também conversou com conselheiros gestores de Paraisópolis. Ouviu demandas relativas à necessidade de ampliação de vagas com especialistas e exames médicos e sobre a instalação de gerador elétrico para o atendimento da UBS Paraisópolis III e AMA Paraisópolis.

“O Prontuário Eletrônico é um ganho para a comunidade, nós temos muito a comemorar. A oportunidade de estar aqui apresentando demandas e fazendo críticas também é importante, pois representamos a comunidade. Temos muito a corrigir, mas também temos que elogiar o que funciona”, afirmou o conselheiro da AMA Paraisópolis José Manuel da Silva.