Sercãoneja: animais do CCZ são a grande atração

Marcada para este sábado (17/7), festa pretende estimular a adoção de cães e gatos; shows, desfiles dos animais e outras atrações vão entreter o público

Cães e gatos em festa. É a primeira edição da Sercãoneja, mais uma iniciativa que tem por objetivo estimular a adoção desses animais e a guarda responsável, na cidade de São Paulo. O evento está agendado para este sábado (17/7), a partir das 10 horas, e é promovido pelo Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), órgão da Coordenação de Vigilância em Saúde (COVISA), da Secretaria Municipal da Saúde (SMS).

Durante a festa, com encerramento previsto para as 16 horas, diversos cães e gatos do CCZ estarão disponíveis para adoção. De várias cores e espécies, Sem Raça Definida (SRD), filhotes e mais velhos, deficientes físicos, além de alguns cães da raça pit bull já socializados, ou seja, preparados para o convívio familiar. E, para ajudar no processo de escolha, haverá desfiles dos animais em trajes típicos sertanejos, em horários específicos: às 11 horas e às 14 horas. Para propiciar uma maior interação com os eventuais adotantes, nos intervalos alguns deles passearão entre o público presente. Os visitantes também poderão testemunhar um dos momentos mais emocionantes da festa, que é a concretização da adoção e a saída do animal, com o adotante, para o seu novo lar.

Shows com as duplas sertanejas David e Maciel e Di Biase e Gabriel, e atividades voltadas especialmente para a garotada, como pinturas faciais, escultura de balões e presença de palhaços e animadores, completarão o evento. A entrada é gratuita.

Informações para adoção

Todos os animais abrigados no CCZ são vacinados (para a raiva e as específicas para cada espécie), esterilizados, microchipados, tratados contra pulga e carrapato e vermifugados. Os interessados devem levar guia para os cães e caixa de transporte para os gatos e os seguintes documentos: CPF, RG e comprovante de residência.

A taxa referente à adoção é de R$ 15,25, e o Registro Geral do Animal (RGA) é emitido na hora. Os novos proprietários recebem, ainda, informações sobre guarda responsável e orientações, fornecidas pelos técnicos do CCZ. Importante lembrar que o processo de adoção contribui para a redução do abandono nas ruas, evita acidentes, maus-tratos e crueldade contra animais.

Para promover o bem-estar e minimizar o estresse dos cães, diariamente os funcionários do CCZ passeiam com eles. Além disso, o órgão conta com a presença do grupo de voluntários e de passeadores, que participam, todos os domingos, da “Cãominhada”. Há também alguns projetos experimentais, como terapia floral, fisioterapia, avaliação comportamental e socialização dos animais.

SERVIÇO
Evento: Sercãoneja
Data: 17 de julho (sábado)
Horário: das 10 às 16 horas
Desfile de cães: dois horários - às 11 horas e às 14 horas
Local: Centro de Controle de Zoonoses
Endereço: Rua Santa Eulália, 86, Santana (ao lado do Metrô Carandiru)
Entrada franca