Ministério da Saúde anuncia 120 milhões para estruturação da Rede Hora Certa

O ministro da saúde, Alexandre Padilha, assinou nesta quinta-feira (7) o repasse de R$ 120 milhões do Ministério da Saúde (MS) para o custeio da ampliação dos serviços do programa Hora Certa no município. O anúncio foi feito durante a cerimônia de lançamento das parcerias para o programa “Mulheres em todos os espaços”, com a presença do prefeito Fernando Haddad e do secretário da saúde, José de Filippi Jr.

Segundo Padilha, os recursos serão permanentes e destinados aos atendimentos de média e alta complexidade, com o intuito de zerar o número da fila de espera para a realização de exames e cirurgias. “Os recursos serão destinados para a construção dos centros da rede Hora Certa e para o aproveitamento da rede existente, com ações concentradas que integrarão clínica de especialidades, centro cirúrgico e de exames por imagem”, disse.

Para o secretário Filippi, os recursos enviados pelo MS permitirão a Secretaria avançar ainda mais. “Com a ajuda do ministério iremos fazer a fila andar, e com isso, atender melhor a população. Em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, daremos início a Ação Hora Certa, onde serão realizados 90 mil exames de mamografia, ultrassom transvaginal e bilateral de mama, para as mulheres que estão na fila de espera”, afirma.

Além desta primeira Ação da Rede Hora Certa, Filippi afirmou que estão sendo analisadas as ampliações dos ambulatórios de especialidades da rede, de acordo com as adaptações necessárias para a realização de exames e a instalação de novas unidades. “A princípio, estamos estudando a carência do atendimento oferecido à população. Por conta da elevada demanda, iremos ampliar as parcerias existentes no para a realização dos exames até a estruturação física completa da rede”.