Secretaria Municipal da Saúde

menu Menu do Site
Quinta-feira, 16 de Abril de 2009 | Horário: 15:47

Secretaria Municipal da Saúde já trabalha na campanha 2009 de vacinação contra a gripe

A meta este ano em SP é ultrapassar a vacinação em 80% da população que já atingiu os 60 anos

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) pretende vacinar mais de 1 milhão de paulistanos com 60 anos ou mais durante a campanha deste ano. O índice de 80% é estabelecido pelo Ministério da Saúde. No ano passado, o município conseguiu vacinar 81,16% da população idosa, quando foram aplicadas mais de 840 mil doses. Para melhorar o índice, a Pasta organizou uma ampla mobilização de profissionais e unidades da rede pública entre os dias 25 de abril e 8 de maio. Na cidade de São Paulo, serão mais de 640 postos de vacinação, incluindo todas as unidades básicas de saúde (UBS).

No Brasil, a cidade de São Paulo foi pioneira na prevenção contra a gripe entre a população idosa. Em 1998, foi realizada a I Campanha Municipal de Vacinação para pessoas com idade igual ou superior a 60 anos. No ano seguinte, a iniciativa foi reproduzida em nível nacional. Considerando que não havia oferta similar, a aceitação na época foi muito positiva. Mas apenas a partir de 2003, o público alvo assimilou a importância da campanha e os benefícios da imunização e desde então a proposta municipal segue em ritmo crescente de adesões.

Para a gerente de Imunização da Coordenação de Vigilância em Saúde, Maria Lígia Bacciotti Ramos, a vacinação aos paulistanos que se encaixam neste perfil é importante, pois impede as complicações que a gripe pode trazer: "Doenças como pneumonia podem ser evitadas com medidas simples de prevenção que garantem maior qualidade de vida".

A vacinação é gratuita e será aplicada em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS), das 8 às 17 horas. Equipes atuarão em asilos, casas de repouso e outras instituições que abriguem a população com 60 anos ou mais. Já os acamados podem ser vacinados em casa, desde que sejam cadastrados na UBS mais próxima de sua residência. Para isso, um familiar ou responsável deve levar à unidade um documento da pessoa a ser vacinada e um comprovante de residência.

Também é recomendado que os profissionais de saúde, em razão da própria atividade exercida, se previnam, vacinando-se contra o vírus Influenza (gripe), uma vez que se encontram num dos grupos considerados de risco acrescido.

A vacinação contra a gripe é recomendada pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e pelo Ministério da Saúde para pessoas com 60 anos ou mais, pois a taxa de mortalidade por complicações da gripe aumenta significativamente nessa faixa etária.

A relação dos postos de vacinação pode ser consultada pelo site www.prefeitura.sp.gov.br/covisa ou pelo telefone 156.

collections
Galeria de imagens