Secretaria Municipal da Saúde

menu Menu do Site
Quarta-feira, 6 de Maio de 2009 | Horário: 15:49

Campanha de vacinação contra gripe já atingiu 50% da população idosa da Capital

Até ontem, mais de 609 mil pessoas com 60 anos de idade ou mais receberam a vacina contra a gripe, na cidade de São Paulo. Foram 48 mil doses a mais do que o aplicado no mesmo período da campanha do ano passado. A expectativa é vacinar, até a próxima sexta-feira (8), 80% da população desta faixa etária, ou seja, 1.014.344 mil pessoas em toda a cidade. Em 2008, o município conseguiu vacinar 81,16% da população alvo, quando foram aplicadas mais de 840 mil doses durante toda a campanha.

Estão disponíveis para a população cerca de 450 postos de vacinação, incluindo as unidades básicas de saúde (UBS) e AMAS. O horário de vacinação é das 8h às 17h. Equipes de saúde atuam em asilos, casas de repouso e outras instituições que abrigam a população idosa. Já os acamados podem ser vacinados em casa, desde que sejam cadastrados na UBS mais próxima de sua residência por familiar ou responsável.

A cidade de São Paulo foi pioneira na prevenção contra a gripe entre a população idosa no Brasil. Em 1998, foi realizada a I Campanha Municipal de Vacinação para pessoas com idade igual ou superior a 60 anos. No ano seguinte, a iniciativa foi reproduzida em todo o País. Considerando que não havia oferta similar, a aceitação à época foi muito positiva. Mas apenas a partir de 2003 o público alvo assimilou a importância da campanha e os benefícios da imunização. Desde então a proposta municipal segue em ritmo crescente de adesões.

A relação completa dos postos de vacinação pode ser consultada no site www.prefeitura.sp.gov.br/covisa ou pelo telefone 156.

collections
Galeria de imagens