Secretaria Municipal da Saúde

menu Menu do Site
Terça-feira, 19 de Maio de 2009 | Horário: 17:19

Secretaria Municipal da Saúde capacita profissionais de saúde contra a Influenza A

Mais de 100 profissionais de 80 hospitais da capital receberam capacitação para identificar o vírus A(H1N1)

A Secretaria Municipal da Saúde por meio da Coordenação de Vigilância em Saúde (COVISA) convidou recentemente todos os profissionais dos hospitais públicos e privados da capital para capacitá-los a identificar pacientes com a Gripe A. Foram orientados 106 representantes de 80 hospitais da cidade no auditório do Hospital Santa Catarina. Eles serão multiplicadores das informações em suas unidades hospitalares. As aulas foram ministradas por profissionais da própria COVISA.

Entre os temas, foram abordados "Medidas de Biossegurança" e "Fluxo da Vigilância Epidemiológica". As aulas estão disponíveis no site www.prefeitura.sp.gov.br/covisa e também foram gravadas na Rede São Paulo Saudável e serão exibidas para profissionais de toda a rede. Em todas as unidades de saúde haverá distribuição de folders com os fluxos e principais informações sobre Influenza A.

A SMS mantém vigilância constante e permanente da Influenza A (H1N1) no município. A Coordenação de Vigilância em Saúde (COVISA) coordena um comitê, com reuniões diárias, composto por membros de todas as áreas da SMS como o SAMU, Atenção Básica, Regulação, Coordenação de Urgências e Emergências e Autarquia. O comitê define os fluxos e um plano de contingência municipal.

Sobre a Influenza A (H1N1)

A Influenza A é uma doença respiratória causada pelo vírus A(H1N1). Ela ocorre por causa de mudanças no vírus e por uma comprovada transmissão de pessoa para pessoa. Os principais sinais são a febre alta (superior a 38ºC), tosse, dor de cabeça, dores musculares e nas articulações (joelhos, cotovelos, punho e tornozelos). O vírus da influenza é transmitido por meio de tosse ou espirro das pessoas doentes. Algumas vezes, as pessoas podem pegar a doença tocando objetos que estão contaminados com os vírus e depois tocando sua boca ou nariz. Para evitar a contaminação é importante lavar as mãos com freqüência; Não tocar superfícies que podem estar contaminadas com o vírus da gripe (por exemplo, em lugares públicos); cobrir o nariz e boca com lenço quando tossir ou espirrar, jogar o lenço no lixo e lavar as mãos e evitar contato próximo com pessoas doentes.

collections
Galeria de imagens