Secretaria Municipal da Saúde

menu Menu do Site
Quinta-feira, 24 de Setembro de 2009 | Horário: 13:38

É preciso integrar desenvolvimento com preservação ambiental, diz secretário

Secretário da Saúde participa da abertura da 1ª Conferência Municipal de Saúde Ambiental; encontro prossegue nesta quinta-feira e no sábado (24 e 26/9)

"Estamos desenvolvendo políticas públicas integradas, onde se compatibilizam desenvolvimento urbano e humano com preservação e proteção ambiental", disse o secretário municipal da Saúde, Januario Montone, na abertura da 1ª Conferência Municipal de Saúde Ambiental, ocorrida na noite de ontem (23/9). O encontro prossegue nesta quinta-feira (24/9) e no sábado (26/9), no auditório da Unisantana (R. Voluntários da Pátria, 421, Santana).

Segundo Januario Montone, falta uma política mais ampla no país, que enfrente os problemas do aumento da frota, da qualidade do combustível e dos motores, além da falta de saneamento básico e outras causas da poluição. "Isso faz com que as prefeituras fiquem com todo o ônus das medidas restritivas na área ambiental, e como as administrações municipais não têm esses poderes e precisam enfrentar as consequências, acabam arcando com o prejuízo de restringir o uso do carro e outras medidas impopulares."

Para o secretário, o governo federal se preocupa mais em incentivar o aumento da frota de automóveis e motocicletas, ao invés de investir nas ações para melhorar a qualidade dos combustíveis. Ele lembra ainda que a cidade de São Paulo tem 6 milhões de veículos, que emitem 16 milhões de toneladas de gás carbônico por ano na atmosfera. "Estima-se que só um veículo à gasolina, rodando 20 quilômetros por dia na cidade, emita 1,87 toneladas de gás carbônico por ano. Nos últimos dez anos, a população cresceu 12%, enquanto a frota de veículos cresceu 70%", aponta. De acordo com Januario Montone, cerca de 6% das mortes naturais em idosos são aceleradas pela poluição e o risco de ter câncer de pulmão, em uma cidade como São Paulo, é 10% maior do que em outros municípios.

A Conferência Municipal de Saúde Ambiental é promovida pelas secretarias municipais da Saúde, Verde e Meio Ambiente e de Coordenação das Subprefeituras. O objetivo é discutir políticas públicas que visem o desenvolvimento e a sustentabilidade socioambiental. A Secretaria Municipal da Saúde tem atualmente 705 projetos em andamento, que conciliam ações de saúde e meio ambiente, com envolvimento de mais de 6 mil agentes comunitários de saúde em toda a cidade.

collections
Galeria de imagens