Secretaria Municipal da Saúde

menu Menu do Site
Sexta-feira, 22 de Julho de 2022 | Horário: 17:18

Top 5 da Saúde: confira os principais destaques desta semana

Início da vacinação das crianças de 3 e 4 anos contra Covid-19, informações sobre trombose e pé diabético são alguns assuntos da semana

 A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) selecionou cinco notícias entre os dias 18 e 22 de julho para que você termine a semana informado sobre alguns acontecimentos da saúde na capital. Clique nos títulos para ler o texto completo e fique por dentro dos assuntos mais comentados da semana:

1. São Paulo inicia vacinação de crianças de 3 e 4 anos com comorbidades, deficiência permanente e indígenas

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) inicia, nesta quarta-feira (20), a imunização de crianças de 3 e 4 anos de idade. Neste primeiro momento, serão priorizadas crianças com comorbidades, com deficiência permanente (física, sensorial ou intelectual), além de indígenas dessa faixa etária. O público estimado é de cerca de 15 mil crianças.

2. Pé diabético exige atenção e cuidados para evitar amputações

O diabetes é uma doença crônica de alta incidência que acomete crianças, adolescentes, adultos e gestantes. A enfermidade faz com que o corpo humano não produza insulina (hormônio responsável por regular os níveis de glicose no sangue) suficiente ou a quantidade produzida seja insuficiente. Entre as diversas consequências do diabetes não controlado está o pé diabético ou neuropatia diabética periférica, complicação que afeta os nervos das extremidades corpo.

3. Trombose: causas, complicações e prevenção

A trombose é caracterizada pela formação de um coágulo (trombo) dentro do vaso sanguíneo, nos membros inferiores ou superiores. Ela é responsável por causar inflamação na parede do vaso e decorre de fatores genéticos, ambientais e fatores predisponentes (longas internações, imobilização prolongada, entre outros).

4. Alimentação saudável ajuda a aliviar sintomas da menopausa

Uma alimentação equilibrada e saudável é fundamental em todas as fases da vida, especialmente no climatério e pós-menopausa, quando os níveis de hormônios femininos diminuem e uma série de alterações no corpo desencadeiam sintomas como ondas de calor, insônia, irritabilidade, diminuição da libido e outros.

5. Capital libera segunda dose adicional da vacina contra Covid-19 para população acima dos 30 anos

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) inicia na próxima segunda-feira (25) a aplicação da segunda dose adicional (quarta dose) para a população acima dos 30 anos de idade. Estarão aptos todos aqueles que receberam a primeira dose de reforço (terceira dose) há pelo menos quatro meses. Para essa etapa, atualmente, estão elegíveis cerca de 514.689 munícipes. Estarão abertas todas as 470 Unidades Básicas de Saúde (UBSs), além de três Centros de Saúde (CSs), 17 Serviços de Atenção Especializada (SAEs) e dois megapostos.

collections
Galeria de imagens