Secretaria Municipal da Saúde

menu Menu do Site
Sexta-feira, 22 de Julho de 2022 | Horário: 12:27

Caps Brasilândia recebe reconhecimento da OMS e menção em guia internacional

Unidade é destaque mundial de boas práticas com orientações e técnicas relacionadas a serviços comunitários de saúde mental

O Centro de Atenção Psicossocial (Caps) Adulto III Brasilândia, da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), foi reconhecido pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como serviço com boas práticas em saúde mental desenvolvido na cidade de São Paulo.

A unidade é mencionada no “Guidance on Community Mental Health Services: Promoting person-centred and rights-based approaches” (Guia sobre Serviços Comunitários de Saúde Mental: Promovendo abordagens centradas nas pessoas e baseadas em direitos), publicado em 2021.

O guia faz parte de um conjunto de publicações da OMS com orientações e técnicas relacionadas a serviços comunitários de saúde mental, e fornece uma descrição detalhada sobre as abordagens focadas na população, voltadas aos direitos humanos, com exemplos de serviços de boas práticas no mundo todo.

O Caps Brasilândia iniciou suas atividades em 2002 e, em 2020, passou a Caps III, que funciona durante 24 horas por dia, de segunda a domingo. A unidade oferece cuidados e apoio com equipe multiprofissional aos beneficiários.

Cuidado com respeito

"Esse reconhecimento da OMS muito nos alegra, pois a divisão de saúde mental da SMS sempre preconizou o cuidado com respeito aos direitos individuais. Nossas práticas são humanizadas e estou certa de que todos os nossos serviços reproduzem essa forma de cuidado. Aproveito para parabenizar a equipe do Caps Adulto III Brasilândia pelo trabalho exemplar, respeitando esses valores. Seguimos cuidando em liberdade”, declara Cláudia Ruggiero Longhi, diretora da Divisão de Saúde Mental, da Coordenadoria de Atenção Básica da SMS.

Veja a publicação sobre o Caps na página 90 do guia
 

collections
Galeria de imagens