Secretaria Municipal da Saúde

menu Menu do Site
Quarta-feira, 29 de Junho de 2022 | Horário: 20:07

Capital paulista sedia 39º Congresso Internacional de Odontologia de São Paulo

Secretário Zamarco destaca feitos da administração municipal, como aumento da oferta de próteses dentárias e de dentistas nas equipes de saúde da família

O prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes, o secretário de estado da Saúde, Jean Gorinchteyn, e o secretário municipal da Saúde, Luiz Carlos Zamarco, participaram hoje da abertura do 39º Congresso Internacional de Odontologia de São Paulo (Ciosp), no espaço Anhembi. Organizado pela Associação Paulista de Cirurgiões-Dentistas (APCD), o evento, que apresenta novas tecnologias e conhecimentos na área de saúde bucal, teve também a participação do presidente da entidade, Wilson Chediek, entre outras autoridades.

O prefeito Ricardo Nunes destacou o atual empenho dos profissionais da área no município. “Tivemos de interromper os atendimentos odontológicos eletivos no auge da pandemia, mas com o avanço da vacinação, voltamos com tudo. Os dentistas têm nosso pleno reconhecimento pelo trabalho que desenvolvem na cidade”, afirmou.

Jean Gorinchteyn, da Saúde estadual, ressaltou a importância de prestar atendimento aos mais vulneráveis. Na sua fala, o secretário do município também deu ênfase ao assunto. “O nosso trabalho nos Consultórios na Rua é muito importante. Quando conseguimos recuperar a dentição dessa população, ajudamos a reinseri-la na sociedade. E nós atendemos essas pessoas nas ruas da cidade de segunda a domingo, 12h por dia”, disse Zamarco.

O secretário municipal também mencionou diversas outras realizações do município no setor, a exemplo do incremento de 37% no número de equipes de saúde bucal vinculadas às equipes da Estratégia Saúde da Família (ESF). “Fazemos busca ativa nas residências dos paulistanos. É uma forma de deixar o serviço mais próximo da população.”

Próteses

Zamarco destacou ainda o fato de a população não precisar mais recorrer aos Centros de Especialidades Odontológicas (CEOs) para fazer tratamento dentário, já que na atual gestão o atendimento passou a estar disponível em 425 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) da cidade.

Ele mencionou também o aumento significativo da entrega de próteses dentárias no município. “A oferta vem sendo ampliada desde outubro de 2020, por meio de cursos de capacitação e aperfeiçoamento para os profissionais de odontologia, além de aquisição de insumos e equipamentos. Em 2019, foram entregues 29.735 próteses. Em 2020 tivemos uma paralisação parcial por conta da pandemia, mas em 2021, entregamos mais 31.625 próteses. E somente neste ano, até o mês passado, a Saúde Municipal já tinha distribuído 27.576 unidades”, comemorou.

Já a coordenadora da Área Técnica de Saúde Bucal da Atenção Básica do município, Marta Lopes Cipriano, enfatizou a importância da difusão de conhecimento técnico possibilitada pelo evento.

Atualmente, a rede municipal de saúde bucal conta com 5.230 profissionais e, além das 425 UBSs que prestam atendimento, há ainda sete Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) com serviço odontológico 24h e duas Assistências Médicas Ambulatoriais (AMAs).

Estande e vacinação

Nesta edição do evento, que receberá mais de 240 expositores nacionais e internacionais, a SMS terá um estande durante os quatro dias de evento, com palestras ministradas por múltiplos profissionais da saúde municipal, sobre temas diversos como saúde bucal na UTI Covid-19, cuidado domiciliar de crianças com deficiência, aleitamento materno, implantação do atendimento de prótese dentária em UBSs, entre outros temas.

No estande, localizado na avenida 9 do pavilhão, entre as ruas A e B, profissionais de saúde podem também se vacinar. Os congressistas têm à disposição as vacinas SCR (contra sarampo, caxumba e rubéola), dupla adulto (difteria e tétano), hepatite B, febre amarela, gripe e Covid-19.

Além das vacinas, o espaço também oferece testes rápidos de sífilis, hepatite B e HIV (vírus da imunodeficiência humana, da sigla em inglês). Os interessados devem apresentar comprovantes anteriores de vacinação, documento de identidade e cartão do Sistema Único de Saúde (SUS). O estande atende das 12h às 17h.

collections
Galeria de imagens