Secretaria Municipal da Saúde

menu Menu do Site
Sexta-feira, 24 de Junho de 2022 | Horário: 20:51

Vacinação contra sarampo, poliomielite e gripe segue na capital

Secretaria da Saúde alerta para a importância de imunizar as crianças; adultos nascidos a partir de 1960 também podem receber vacina contra o sarampo

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) prossegue com a imunização contra sarampo, poliomielite e gripe, entre outras doenças cujas vacinas estão previstas no calendário de multivacinação. Podem receber o imunizante contra sarampo as crianças acima de 6 meses e menores de 5 anos de idade, além dos trabalhadores da saúde e pessoas nascidas a partir de 1960.

Para poliomielite, estão aptas as crianças menores de cinco anos, sem histórico vacinal ou com esquema vacinal incompleto, além de adolescentes até 19 anos nas mesmas condições. Viajantes, imigrantes e refugiados de países endêmicos ou em surto, de qualquer idade, sem registro de aplicação, também podem se vacinar.

Esses imunizantes são aplicados nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e Assistências Médicas Ambulatoriais (AMAs)/UBSs Integradas. Neste sábado (25) funcionam todas as AMAs/UBSs Integradas e no domingo (26) a vacinação ocorrerá em cinco parques da cidade e em dois postos na avenida Paulista.

Na multivacinação voltada ao público infantil, são disponibilizados na capital paulista imunizantes como: tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola), tetraviral (sarampo, caxumba, rubéola e varicela), BCG, pentavalente, vacina inativada poliomielite (VIP), vacina oral poliomielite (VOP), pneumo 10, rotavírus, meningo C, meningo ACWY, varicela, hepatites A e B, febre amarela, DTP (difteria, tétano e coqueluche), dupla adulto, HPV e pneumo 23.

“A saúde municipal trabalha continuamente para imunizar toda a população contra essas doenças, paralelamente à campanha contra a Covid-19. É importante que as pessoas mantenham todas as vacinas em dia”, afirma o coordenador da Vigilância em Saúde, Luiz Artur Caldeira.

As doses contra sarampo e Covid-19 não podem ser aplicadas no mesmo dia para crianças entre 5 e 11 anos de idade. Deve ser priorizado o imunizante contra Covid-19 e, após um período de 15 dias, a vacina do sarampo pode ser aplicada.

Mais informações e a lista completa dos postos podem ser encontradas na página do Vacina Sampa.

collections
Galeria de imagens