Secretaria Municipal da Saúde

menu Menu do Site
Quarta-feira, 14 de Agosto de 2019 | Horário: 18:45

Manter a boa qualidade do ar é dever de todos

Os dias frios e secos do inverno, aliados à poluição atmosférica podem agravar quadros de doenças respiratórias

Na data em que é lembrado o Dia de Combate a Poluição, 14 de agosto, a Coordenadoria de Vigilância em Saúde (Covisa) alerta sobre os efeitos que as alterações ambientais podem trazer à população. Na cidade de São Paulo, a grande circulação diária de veículos é a principal responsável pela poluição atmosférica. Além da poluição do ar, há ainda a poluição hídrica, a do solo, a radioativa, a sonora e a visual.

Para monitorar a população que vive na capital paulista, a Covisa conta com o Programa de Vigilância em Saúde Ambiental de Populações Expostas à Poluição do Ar (Vigiar), que realiza estudos de identificação e avaliação dos riscos e efeitos agudos e crônicos da exposição à poluição.

Uma das combinações mais nocivas ao ser humano é a do ar seco - frequente nos meses mais frios -, com os poluentes atmosféricos que agem diretamente no sistema respiratório. Com o ar poluído, vírus e bactérias se proliferam com mais facilidade, o que aumenta os riscos de doenças de efeito pulmonar e até mesmo no sistema nervoso. Entre elas estão: Sarampo; Asma; Bronquite Asmática; Rinite; Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica; Pneumonia; Acidente Vascular Cerebral (AVC); Mal de Parkinson; Alzheimer; e Câncer de Pulmão.

Caso você ou algum conhecido apresente um ou mais dos sintomas citados abaixo, procure a Unidade Básica de Saúde (UBS) para orientações. Encontre o serviço mais próximo por meio do Busca Saúde.

- Ressecamento de mucosas do nariz e da garganta;
- Nariz entupido ou com sangramento, espirros, tosse, dificuldade para respirar, rinite, crises de asma;
- Aumento do risco de infecções respiratórias;
- Piora das doenças respiratórias pré-existentes como asma, bronquite, rinite, enfisema e outras;
- Ressecamento da pele;
- Irritação dos olhos por ressecamento, com vermelhidão, ardência, sensação de areia nos olhos, coceira e aumento das conjuntivites alérgicas.

Contribua para a melhoria da qualidade do ar

- Plante árvores em locais apropriados (consulte a subprefeitura da sua região) e evite cortar as já existentes;
- Não queime lixo;
- Mantenha o carro regulado e, sempre que possível, utilize transporte público;
- Mantenha bem cuidados praças, parques e áreas de lazer;
- Evite a impermeabilização total do solo de quintais e calçadas.

Você sabia?

- Mais de 1 milhão de automóveis circulam pelas ruas do município de São Paulo nos horários de pico;
- Estima-se que apenas uma pessoa rodando 20 quilômetros por dia na cidade, em um carro a gasolina, emita 1,87 toneladas de CO2 por ano;
- Uma moto emite até 20 vezes mais poluentes por quilômetro que um carro novo. E como em São Paulo as motos circulam 180 km por dia, em média, comparados com apenas 30 km para os carros, elas podem chegar a emitir, cada uma, o mesmo que 120 automóveis num dia.

 

collections
Galeria de imagens