Secretaria Municipal da Saúde

menu Menu do Site
Quarta-feira, 17 de Julho de 2019 | Horário: 12:48

Sete estações do Metrô recebem displays de camisinhas gratuitas nesta semana

Parceria entre o Programa Municipal de DST/Aids e o Metrô inclui as linhas 1-Azul, 2-Verde e 3-Vermelha

Por Thiago Pássaro

Banner com fundo degradê em azul e caixa ao centro na parte superior em tons de roxo. Dentro da caixa há o texto

Depois do sucesso nas 27 estações das linhas 4-Amarela e 5-Lilás que em um ano distribuíram mais de 6 milhões de preservativos, as camisinhas gratuitas chegam, a partir desta semana, em mais sete paradas de trens, das demais linhas gerenciadas pela Companhia do Metropolitano de São Paulo (Metrô).

Nessa primeira fase de implantação, estão incluídas as estações Tucuruvi e Jabaquara, da linha 1-Azul, e Tatuapé e Brás, da linha 3-Vermelha, sendo essas duas últimas com integração para a Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM). Na linha 2-Verde, será a vez das estações Paraíso, que tem conexão com a linha 1-Azul, Consolação, com acesso à linha 4-Amarela, e Tamanduateí, que também tem integração com a CPTM.

“A escolha dessas estações foi estratégica, pois nelas, por dia, passam milhares de pessoas. É a oportunidade da prevenção estar cada vez mais perto e acessível. Deu muito certo nas linhas 4-Amarela e 5-Lilás. Agora, queremos expandir para as demais estações”, conta Cristina Abbate, coordenadora do Programa Municipal de DST/Aids (PM DST/Aids), da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) de São Paulo.

Assim como foi feito nas 27 estações administradas pela iniciativa privada, cada uma das paradas de trens da Companhia do Metropolitano de São Paulo (Metrô) receberá um enorme dispensador, com capacidade para mais de 14 mil camisinhas. Os displays são colocados nas estações em locais de fácil acesso aos usuários.

Breve histórico

A disponibilização das camisinhas gratuitas no metrô começou em abril de 2018 na estação República, na linha 4-Amarela, como um projeto piloto. No mês seguinte, foi a vez das estações Pinheiros e Butantã. Agosto de 2018 marcou a ampliação para Luz, Higienópolis-Mackenzie e Fradique Coutinho , bem como a implantação dos dispensadores em 12 estações da Linha 5-Lilás . Em outubro, os displays de preservativos chegaram à Paulista, Faria Lima e Oscar Freire, da linha 4-Amarela, e AACD-Servidor, Hospital São Paulo, Santa Cruz e Chácara Klabin, da linha 5-Lilás. Em dezembro, a estação São Paulo-Morumbi, da linha Amarela, completou a lista.

Ainda no último mês do ano, durante a campanha do Dia Mundial de Luta Contra Aids (1º de dezembro), a estação República, da linha 3-Vermelha, também recebeu um display de camisinhas, fato que deu início à parceria inédita entre o PM DST/Aids e a Companhia do Metropolitano de São Paulo. O dispensador segue na estação para atender os usuários das linhas 3-Vermelha e 4-Amarela.


 

collections
Galeria de imagens