Secretaria Municipal da Saúde

menu Menu do Site
Quarta-feira, 29 de Maio de 2019 | Horário: 12:03

Saúde recebe 20 novas ambulâncias para o serviço de urgência

Com as novas unidades doadas ao Município, a frota utilizada pelo SAMU caminha para a renovação de 100% dos veículos desde 2017

 #PraCegoVer: na imagem é possível observar, aproximadamente 20 ambulâncias do SAMU ao ar livre, divididas em dois lados, formando um corredor onde há pessoas caminhando, inclusive, o secretário municipal de Saúde, Edson Aparecido.
Novas ambulâncias doadas pelo Ministério da Saúde contribuirão para o processo de renovação da frota que teve início em 2017

 

 Foto: Edson Hatakeyama

O município de São Paulo recebeu nesta segunda-feira (27/5) mais 20 ambulâncias do total de 90 unidades que serão doadas pelo Ministério da Saúde até o final deste ano.

A chave simbólica foi entregue pelo ministro Luiz Henrique Mandetta ao secretário Edson Aparecido, em Sorocaba, onde aconteceu a cerimônia.

As novas ambulâncias serão utilizadas pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). A renovação da frota começou em 2017, com a entrega de 14 veículos 0km. Em 2018, foram entregues mais 17 ambulâncias ao município e, em 2019, outras 20 unidades recebidas de um total programado de 90 novas ambulâncias para este ano.

Ao final do programa de Descentralização do SAMU, a frota estará totalmente renovada, com 107 ambulâncias para o Suporte Básico e 15 para o Suporte Avançado.

Descentralização do serviço

Mais agilidade no atendimento às pessoas. Esse é o principal objetivo da Descentralização e Integração do SAMU com a Rede de Assistência Municipal. Administrada pela Secretaria Municipal da Saúde, a medida determina o remanejamento dos servidores assistenciais e a realocação a de profissionais de saúde que estavam em funções administrativas diretamente para o atendimento das urgências, além de aumentar de 58 para 78 o número de pontos de apoio do serviço.

Ao transferir as bases modulares do SAMU e integrando-as diretamente aos locais de atendimento (Unidades Básicas de Saúde - UBS, Assistência Médica Ambulatorial - AMA, hospitais e prontos-socorros), a Prefeitura levou em conta também os locais com mais altos índices de ocorrências.

O novo modelo faz com que as bases fiquem mais próximas da população. Propicia ainda maior controle e eficácia gerencial das equipes, aumentando a quantidade de ambulâncias em efetiva operação, diminuindo o intervalo de transição hospitalar! Além da descentralização e integração, a Prefeitura investe também na qualidade e renovação da frota do SAMU.

 

collections
Galeria de imagens