Secretaria Municipal da Saúde

menu Menu do Site
Quinta-feira, 25 de Abril de 2019 | Horário: 15:46

Passageiros do metrô podem medir a pressão nesta sexta-feira (26) na Estação Corinthians/Itaquera

Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial será marcado por mutirão na estação da zona Leste e ações em Unidades Básicas de Saúde da capital

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) de São Paulo, em parceria com a Fundação Novartis, responsável pelo programa Better Hearts, Better Cities – Cuidando do seu Coração, promovem nesta sexta-feira (26), um mutirão na Estação do Metrô Corinthians/Itaquera para aferição de pressão. O serviço estará disponível das 9h às 17h e faz parte da celebração do Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial.

Algumas Unidades Básicas de Saúde (UBS) da capital também vão promover ações de conscientização para prevenção da Hipertensão Arterial. No distrito de Itaquera, as 24 UBS da região que fazem parte do projeto “Cuidando do Seu Coração”, também participarão do mutirão. Na Estação Corinthians Itaquera, especificamente, os usuários que forem identificados com pressão alterada serão orientados a procurar a sua UBS de referência para diagnóstico e avaliação da necessidade de tratamento.

Na região Sudeste, a UBS Brás promoverá nesta quinta-feira (25), grupos de aferição da pressão arterial, palestra sobre alimentação saudável e alimentação hipossódica, uso correto de medicação e atividade física. A UBS Gonzales e a AMA/UBS Oratório darão orientações de prevenção, cuidados e tratamento da Hipertensão Arterial na sexta-feira (26).

A Hipertensão Arterial (ou pressão alta) é uma doença crônica que surge devido a vários fatores de risco, como: fumo, consumo de bebidas alcóolicas, obesidade, estresse, má alimentação, elevado consumo de sal, níveis altos de colesterol, falta de atividade física, fatores hereditários, diabetes e idade. A pressão alta faz com que o coração tenha que exercer um esforço maior do que o normal para fazer com que o sangue seja distribuído corretamente para o corpo através dos vasos sanguíneos.

Para o médico da área técnica da Atenção Básica à Saúde em Doenças Crônicas Não Transmissíveis, Dr. Elko Perissinotti, "Com o projeto Cuidando do Seu Coração estamos inovando a forma que abordamos a hipertensão na atenção básica, por meio de melhorias na identificação dos pacientes hipertensos, na formação dos profissionais, processos, gestão de dados e oferecendo mais informação para a população nas unidades, para melhoria dos indicadores de tratamento e controle da doença na região Leste e na cidade de São Paulo.

Todas as Unidades Básicas de Saúde possuem profissionais para orientar sobre os fatores de risco e para diagnosticar, tratar e realizar o acompanhamento dos usuários com Hipertensão Arterial. Quando necessário, a UBS de referência encaminha o paciente para a Rede de Atendimento Especializada (nutricionista, endocrinologista, educador físico, psicólogos, assistente social e outros).

A medição da pressão arterial deve ser feita, pelo menos, uma vez por ano. Em casos de histórico de hipertensos na família, a medição deve ser feita ao menos duas vezes por ano.

Serviço:
Mutirão gratuito de aferição de pressão
Local: Estação do Metrô Corinthians/Itaquera
Data: 26 de abril
Horário: Das 9h às 17h
 

collections
Galeria de imagens