Secretaria Municipal da Saúde

menu Menu do Site
Sexta-feira, 1 de Março de 2019 | Horário: 17:22

Programa ambiental na Saúde tem programação especial do Dia Mundial do Catador de Material Reciclável

Celebrado nesta sexta (1º de março) a data motiva uma série de atividades durante o mês na zona Sul da cidade


Equipe da saúde se reuniu no Parque Municipal M’boi Mirim para fazer homenagens aos catadores de material reciclável da região

Por Tatiana Ferreira

Em celebração ao Dia Mundial do Catador de Material Reciclável, comemorado nesta sexta-feira, 1º de março, o PAVS CEJAM, em parceria com o Pimp my Carroça e o Instituto de Responsabilidade Social (IRS) CEJAM e demais parceiros, promoverá uma série de atividades nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) das regiões do Capão Redondo e Jardim Ângela.

Uma delas aconteceu nesta manhã no Parque Municipal M’boi Mirim e foi organizada pelas equipes da AMA/UBS Integrada Parque Novo Santo Amaro e da UBS Jardim Paranapanema. Na ocasião os Catadores de Material Reciclável participaram de um Bate-papo educativo, receberam Equipamentos de Proteção Individual (EPI) - doados pelos parceiros Pimp my Carroça, IRS-CEJAM e Unif Uniformes -, contendo luvas, bonés, colete e protetor solar e puderam aproveitar um café da manhã especialmente preparado para eles, pelos Agentes Comunitários de Saúde (ACS).

“Eu me orgulho de ser um catador. E quero que todos vocês se orgulhem também. Não se sintam inferiores não. Vamos dar a mão cada um, ajudar o próximo e vamos sempre fazer o bem. Muito obrigado a todos pelo apoio”, afirmou Jonas Fontoura, um dos catadores presente neste encontro.

Outras Unidades Básicas de Saúde também realizaram ações nesta sexta: A UBS Chácara Santa Maria realizou uma palestra, às 10h, sobre “A importância do trabalho do catador e aspectos de saúde” e realizou sorteio de EPI. Já a UBS Cidade Ipava ofertou um café da manhã especial, além de realizar serviços de atenção à saúde, palestra de cuidados de saúde e prevenção de acidentes e entregar alguns brindes.

Vem mais por aí

Após o Carnaval, dia 07 de março, quinta-feira, às 10h, será a vez da UBS Jardim São Bento homenagear seus catadores em um café da manhã, com entrega de EPI e brindes.

No próximo dia 14 de março, das 9h às 14h, acontece no CEU Vila do Sol (Avenida dos Funcionários Públicos, 369 – Vila do Sol) mais um evento voltado para este público e seus familiares. Neste dia serão realizadas orientação e atenção à saúde, Avaliação básica com dentista, Entrega de equipamentos de proteção individual (EPI); Massagem; Lanche; Cadastro no aplicativo Cataki; Exposições artísticas; Corte de cabelo;

Para estão ações estão mobilizadas as seguintes UBS: UBS Horizonte Azul, UBS Vera Cruz, AMA/UBS Jardim Capela, UBS Vila Calu, UBS Jardim Aracati, UBS Cidade Ipava e UBS Parque do Lago.

O encerramento da programação está previsto para o dia 22 de março. A partir das 13h, na Sede do Leite (Rua Raul Lino, nº 33), acontecerão várias atividades, tais como: Grafite nas carroças, corte de cabelo, manicure, avaliação com medico/enfermeiro e entrega de brindes. A UBS responsável é a Jardim Caiçara.

Origem da data

O Dia Mundial do Catador de Material Reciclável é comemorado em 1º de Março em memória ao massacre ocorrido em 1992, na Universidade Livre de Ottawa (Ottawa University), Colômbia, onde 11 trabalhadores foram brutalmente assassinados.

Desde então, a data virou um marco e incentivo para a luta por melhores condições de trabalho para esses trabalhadores.

"Apesar de sabido da existência de cerca 700 mil catadores no país, e serem eles responsáveis pela logística e manejo de 90% dos resíduos recicláveis, ainda assim há um cenário incontestável de invisibilidade e marginalização social desses profissionais. O PAVS CEJAM reconhece o valoroso papel de agente ambiental que essas pessoas ocupam na sociedade e se dedica a homenagear e celebrar todos os anos o Dia Mundial dos Catadores de Material Reciclável como forma de evidenciar e refletir a importância desses atores nos territórios das unidades de saúde bem como estabelecer estreitamento dos mesmos ao serviço de saúde", afirma Everton Tumilheiro Rafael, gestor local do PAVS CEJAM.

E o cuidado não se restringe a essa data. Atualmente todos os catadores de material reciclável do Capão Redondo e Jardim Ângela recebem visitas socioambientais domiciliares dos Agentes de Promoção Ambiental (APA) minimamente trimestralmente.

collections
Galeria de imagens