Secretaria Municipal da Saúde

menu Menu do Site
Sexta-feira, 1 de Março de 2019 | Horário: 11:50

Prefeito ouve histórias de ex-moradores de rua que atuam como agentes comunitários

Em café da manhã com equipes do Programa Consultório na Rua, Bruno Covas conversou com as pessoas que tiveram vidas transformadas por serviços públicos


Prefeito Bruno e Covas e secretário municipal da Saúde, Edson Aparecido, escutam as experiências de pessoas que deixaram a situação de rua

 

Fotos: Edson Hatakeyama
 

O prefeito Bruno Covas, acompanhado dos secretários de Saúde, Edson Aparecido, Assistência e Desenvolvimento Social, José Castro, e Direitos Humanos e Cidadania, Berenice Giannella, participou nesta sexta-feira (1º) de café da manhã no salão nobre da Catedral da Sé com equipes do Consultório na Rua (CnaR). O programa, da Secretaria Municipal da Saúde, oferece atendimento médico e odontológico às pessoas em situação de rua, por meio de convênio com o Centro Social Nossa Senhora do Bom Parto (BOMPAR).

Os agentes convidados compartilharam suas experiências de vida e falar sobre como deixaram a situação de rua, receberam treinamento do BOMPAR e hoje são agentes comunitários do programa (CnaR).

“A Bom Par me acolheu e a Secretaria de Saúde me deu todo suporte para resolver as minhas questões pessoais até que eu fiquei sabendo do processo de seleção de novos agentes durante um almoço no Núcleo de Convivência São Martinho de Lima. O não eu já tinha. Tentei e deu certo”, disse a agente de Saúde Simone da Silva.

 


Agentes comunitários do programa Consultório na Rua atuam na busca e na criação de um vínculo com as pessoas em situação de rua

 

Estes profissionais atuam na busca e na criação de um vínculo com as pessoas em situação de rua para que recebam a assistência das equipes do CnaR, para a entrada dessa população no SUS. Atualmente, 18 equipes prestam atendimento no município de São Paulo pelo convênio com o BOMPAR. Cada equipe conta com médico, enfermeira, dois auxiliares de enfermagem, dois agentes sociais, de quatro a seis agentes de saúde, um assistente social, um psicólogo, um auxiliar administrativo e um motorista.

Para Simone, o passado como moradora em situação de rua tem ajudado na função que exerce atualmente. “ É mais fácil se aproximar, conversar e entender a população. Algumas pessoas de fora acabam tendo receio na hora da abordagem. Quem já passou por isso conhece essa realidade” , finaliza.

O Consultório na Rua presta também atendimento odontológico móvel em ônibus equipado com quatro cadeiras odontológicas, que costuma ficar em pontos estratégicos na região central da cidade, área de maior concentração de pessoas vivendo nas ruas. E ainda há outras três unidades odontológicas móveis (vans), que circulam nas regiões Norte, Oeste e Sudeste da cidade, levando um dentista e um auxiliar odontológico.

Pela complexidade de ações e cuidado, as equipes recebem apoio de diversos serviços e profissionais do território, como as equipes do Núcleo de Apoio a Saúde da Família (Nasf), Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), especialistas dos ambulatórios e centros de referências, entre outros.

 

collections
Galeria de imagens