Programa Municipal de DST/AIDS de São Paulo participa da maior e mais importante conferência sobre AIDS do mundo

22ª Conferência Internacional de AIDS acontece em Amsterdã, na Holanda, de 21 a 27 de julho

Por Thiago Pássaro

o cartaz com fundo cinza anuncia a conferência com palavras escritas em azul e vermelho; traz também um mapa do mundo estilizado em azul cvlaro e escuro, vermelho e amarelo.

A cidade de Amsterdã, na Holanda, é o próximo destino do Programa Municipal de DST/AIDS (PM DST/AIDS), da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) de São Paulo. O órgão participará da 22ª Conferência Internacional de AIDS, principal evento mundial sobre o tema.

A conferência acontece a cada dois anos e no evento são discutidos e apresentados os principais resultados de pesquisas, além da troca de experiências exitosas entre os países para o enfrentamento do HIV/AIDS. A conferência reúne ainda gestores de instituições públicas, privadas e do terceiro setor, líderes mundiais e representantes do movimento social.

“Os eventos científicos são sempre grandes oportunidades de nos atualizarmos e aprimorarmos nossos conhecimentos. É um local também para compartilharmos o que São Paulo tem feito para o enfrentamento do HIV/AIDS, assim como conhecer os trabalhos de outras cidades, estados e países. A Conferência Internacional traz justamente essa magnitude global para as discussões”, diz Cristina Abbate, coordenadora do Programa Municipal de DST/AIDS.

Nesta edição, o PM DST/AIDS teve um trabalho aprovado na modalidade pôster, com o título “Investigação descentralizada dos óbitos por AIDS no município de São Paulo: desafios de uma megacidade”. O resumo é de autoria da Joselita Magalhães Caraciolo, Robinson Fernandes de Camargo e Maria Cristina Abbate, do programa de DST/AIDS da capital paulista; Cáritas Basso, que integrou o PM DST/AIDS até se aposentar em 2017; e Débora Coelho, Amélia Vaquero Cervantes e Carlos Alberto Saleme, da Coordenação de Vigilância em Saúde (COVISA), outro órgão da SMS.

“O trabalho teve como objetivo apresentar os principais resultados observados entre 2015 e 2017 na Comissão de Mortalidade de AIDS, que investiga as causas de óbito em decorrência da doença na capital paulista”, diz Robinson Fernandes de Camargo, que além de ser um dos autores, é o coordenador de assistência do PM DST/AIDS. “Os apontamentos finais desta pesquisa foram e são importantíssimos para orientar o nosso trabalho, aperfeiçoar fluxos e melhorar a assistência ao HIV/AIDS na cidade de São Paulo”, conclui.

O trabalho do PM DST/AIDS aprovado para a Conferência Internacional será apresentado no dia 25 de julho, das 10h às 18h. A cobertura completa da participação do Programa Municipal de DST/AIDS no evento poderá ser conferida na redes sociais do órgão (Facebook, Twitter e Instagram - @programadstaids e também no YouTube – pmdstaidsspms).