Programa Municipal de DST/AIDS participa do 12º Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva com quatro trabalhos aprovados

Promovido pela Associação Brasileira de Saúde Coletiva (ABRASCO), evento acontecerá entre 26 e 29 de julho na cidade do Rio de Janeiro

Cartaz comemorativo do 12º Congresso de Saúde Coletiva. Na parte superior o s[imbolo da ABRASCO com nome, local e data do congresso: Rio de Janeiro, 26 a 28 de Julho de 2018. Ao centro o número 4 em destaque, simbolizando o número de trabalhos do Programa Municipal DST/Aids aprovados. Na parte inferior, logos do Programa DST/AIDS, SUS e Secretaria Municipal da Saúde.

Por Thiago Pássaro

A cidade do Rio de Janeiro recebe entre 26 e 29 de julho o 12º Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva, promovido pela Associação Brasileira de Saúde Coletiva (ABRASCO). O Programa Municipal de DST/AIDS (PM DST/AIDS), da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) de São Paulo, obteve a aprovação de quatro trabalhos para o evento.

“Este já é o quarto evento científico que o programa [Municipal] de DST/AIDS [de São Paulo] participa em 2018. São oportunidades locais, regionais, nacionais e até internacionais de apresentarmos o que temos realizados na capital paulista para o enfrentamento do HIV/AIDS e outras infecções sexualmente transmissíveis (ISTs), bem com conhecermos a atuação de outros municípios e estados”, diz Cristina Abbate, coordenadora do PM DST/AIDS.

A modalidade oral curta se constitui em apresentações dos trabalhos em cinco minutos para posterior discussão com os participantes das rodas de conversa. Confira abaixo os temas do Programa de DST/AIDS da capital paulista que foram aprovados para o congresso:

Tema: Prevenção de HIV/AIDS: questões ao sistema de saúde e as religiões afro-brasileiras.
Autores: Celso Ricardo Monteiro, Marcos Blumenfeld Deorato, Cely Akemi Tanaka, Elza Maria Ferreira, Thiago Pássaro, Robinson Fernandes de Camargo, Maria Cristina Abbate (Programa Municipal de DST/AIDS - Secretaria Municipal da Saúde de São Paulo)
Modalidade: Oral Curto

Tema: PREP – Da Prevenção ao Medicamento.
Autores: Elza Ferreira, Maria Cristina Abbate, Maria Cristina dos Santos, Adriano Queiroz, Caio Westi, Alan Gomes Lorena (Programa Municipal de DST/AIDS - Secretaria Municipal da Saúde de São Paulo)
Modalidade: Oral Curto

Tema: Serviço de Assistência Especializada em DST/AIDS como espaço privilegiado para o Ensino/Aprendizagem do SUS: os estágios supervisionados em psicologia da saúde.
Autor: Drausio Vicente Camarnado Júnior (Serviço de Assistência Especializada em IST/AIDS Campos Elíseos - Programa Municipal de DST/AIDS - Secretaria Municipal da Saúde de São Paulo)
Modalidade: Oral Curto

Tema: A Comunicação em Saúde nas Redes Sociais do Programa Municipal de DST/AIDS de São Paulo
Autor: Thiago Pássaro e Maria Cristina Abbate (Programa Municipal de DST/AIDS - Secretaria Municipal da Saúde de São Paulo)
Modalidade: Oral Curto