Vacinação contra febre amarela e gripe prossegue neste sábado (14) em São Paulo

Secretaria Municipal da Saúde segue disponibilizando as doses destas vacinas também nos dias de semana nos postos do município

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) de São Paulo continua a disponibilizar as vacinas contra gripe e febre amarela em mais de 70 unidades de saúde, em diferentes horários, neste sábado (14). O objetivo é ampliar a cobertura vacinal destas doenças no município. A cobertura vacinal de febre amarela, por exemplo, está em 57,3% no momento; a meta é atingir 95% da população. A lista com os locais e horários de atendimento pode ser acessada neste link. http://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/saude/vigilancia_em_saude/doencas_e_agravos/index.php?p=248543.

Além dos postos para atendimento de plantão, a vacina continuará disponível de segunda a sexta-feira em todas as unidades básicas de saúde (UBS) da capital paulista e em postos volantes, como o que funcionará na Estação Butantã da linha 4-Amarela do Metrô, todas as sextas-feiras de julho, das 10h às 16h. As medidas de intensificação são fundamentais para garantir o acesso àqueles que ainda não se protegeram contra o vírus que segue em circulação no município.

Desde outubro do ano passado, a febre amarela provocou a morte de 161 primatas não humanos na capital. O último óbito é de junho passado, na região de Parelheiros. É importante relembrar que os macacos são importantes sentinelas para a vigilância, uma vez que a confirmação das mortes serve de alerta para a presença do vírus.

A febre amarela é uma doença aguda transmitida pela picada dos mosquitos haemagogus e sabethes. Os sintomas incluem febre, dor de cabeça, dores no corpo e fraqueza. Em casos mais graves, pode provocar icterícia (coloração amarelada da pele e do branco dos olhos), vômitos e sangramentos. Na capital, dos 13 casos autóctones (contraído no município), seis evoluíram para óbito, o que representa letalidade de 46,2%. Outros 135 casos importados de febre amarela foram confirmados no município.

Vacinação contra Influenza

Os postos abertos neste sábado também vão aplicar a vacina contra a gripe. A campanha de vacinação, iniciada em 23 de abril e encerrada no dia 23 de junho, aplicou 3.046.496 de doses até a última quinta-feira (12), o que corresponde a 78,8% da meta de vacinar 90% dos públicos-alvo.

Desde o último dia 25, a SMS ampliou a vacinação para dois novos grupos: crianças de 5 a 9 anos de idade e adultos de 50 a 59 anos. A partir desta data, as unidades de saúde seguem aplicando as doses remanescentes da vacina que protege contra três subtipos do vírus da gripe - H1N1, H3N2 e Influenza B.

O índice de vacinação segue abaixo do esperado entre as gestantes (54,8%) e crianças de 6 meses a 5 anos (58,4%). Em contrapartida, os melhores índices estão entre a população indígena (122,5%), adultos com 60 anos ou mais (91,7%), e puérperas (90,2%). Nos novos grupos não está sendo avaliada a cobertura vacinal, somente as doses aplicadas.

Casos e óbitos de Influenza

Desde janeiro de 2010, por orientação do Ministério da Saúde (MS), são de notificação compulsória somente os casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) hospitalizados e os surtos de Síndrome Gripal (SG) em instituições.

Até esta terça-feira (10), foram confirmados na cidade de São Paulo 619 casos de SRAG pelo vírus Influenza: sendo 330 para Influenza A H1N1 (pdm09), 60 para Influenza A H3 Sazonal, 181 para Influenza A não subtipado, e 48 para Influenza B. No mesmo período, 50 dos casos de SRAG confirmados para Influenza evoluíram para óbito: com 33 para Influenza A H1N1 (pdm09), cinco para Influenza A H3 Sazonal, seis para Influenza A não subtipado, e seis para Influenza B.

Em todo ano de 2017, foram confirmados 402 casos de SRAG pelo vírus Influenza, sendo que 38 casos confirmados para Influenza evoluíram para óbito: um (1) para Influenza A H1N1 (pdm09), 21 casos para Influenza A H3 Sazonal; sete para Influenza A não subtipado e nove para influenza B.