Programa Municipal de DST/AIDS e Associação da Parada do Orgulho LGBT instalam painéis com mensagens de prevenção às ISTs/AIDS na Paulista

Intervenções ficarão em exibição entre 28 de maio e 10 junho, inclusive durante a 22ª Parada do Orgulho LGBT, no próximo dia 3 de junho

A avenida Paulista será palco, entre os dias 28 de maio e 10 de junho, de campanha de prevenção às infecções sexualmente transmissíveis (ISTs)/AIDS promovida pelo Programa Municipal de DST/AIDS (PM DST/AIDS), da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) de São Paulo, e Associação da Parada do Orgulho LGBT de São Paulo (APOGLBTSP). Serão 36 painéis instalados nos postes da avenida mais famosa da capital, com mensagens intercaladas sobre a 22ª Parada do Orgulho LGBT, que acontece no próximo dia 3 de junho, e de prevenção às ISTs/AIDS.

Os temas de prevenção abordados são a distribuição gratuita de camisinhas, a divulgação das Profilaxias Pós-Exposição (PEP) e Pré-Exposição (PrEP), além da Prevenção Combinada ao HIV. Todas essas formas de prevenção ao vírus são oferecidas gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS) do município. Há ainda um painel sobre a pesquisa “A Hora É Agora-SP”, que está distribuindo autotestes de HIV na cidade de São Paulo para homens gays e outros homens que fazem sexo com homens (HSH), maiores de 18 anos e moradores da capital paulista.

“A Parada do Orgulho LGBT de São Paulo é o maior evento deste tipo no mundo. Ela reúne, em média, três milhões de pessoas a cada edição. E é destinada a um público que precisamos conscientizar sobre a prevenção às ISTs/AIDS: os jovens gays, outros homens que fazem sexo com homens (HSH) e também as pessoas trans”, diz Cristina Abbate, coordenadora do PM DST/AIDS.

Durante a Parada, agentes de prevenção do Programa Municipal de DST/AIDS farão a distribuição de camisinhas masculinas e femininas, bem como orientarão o público sobre formas de prevenção às ISTs/AIDS. Esta atividade acontecerá das 10h às 17h.

O órgão terá ainda três tendas instaladas em frente aos parques Trianon e Mário Covas e ao Conjunto Nacional. Acima de cada tenda haverá testeiras e blimps (balões infláveis) que indicam a presença do PM DST/AIDS no local.

Ações Pré-Parada

Antes do mais importante evento LGBTI+ acontecer, a cidade receberá diversas atrações relacionadas à Parada nas semanas que a antecedem. Por conta disso, o programa de DST/AIDS da capital firmou parcerias com estabelecimentos estratégicos para a distribuição de preservativos nesses ambientes, bem como divulgação de materiais de comunicação sobre os autotestes gratuitos de HIV distribuídos pela pesquisa “A Hora É Agora-SP”. Em partes desses locais, acontecerão festas temáticas da Parada e a maior parte dos frequentadores é o público-chave das ações.

Na próxima quinta-feira (31), a APOGLBTSP promoverá a 18ª Feira do Orgulho LGBT no Vale (Parque) Anhangabaú, no Centro da cidade. O PM DST/AIDS também estará no local, das 10h às 16h, ofertando preservativos gratuitos e orientação sobre prevenção às ISTs/AIDS. Haverá ainda a realização de testes rápidos de fluido oral – sem o uso de sangue – de HIV nas unidades móveis do programa. Vale destacar que todo o procedimento é sigiloso e seguro.

No dia seguinte, um aplicativo de relacionamento gay e de HSHs promoverá um campeonato de futebol composto por atletas gays. A disputa da taça acontecerá na Lapa, na zona Oeste, e também contará com a ação de testagem rápida de HIV do Programa Municipal de DST/AIDS de São Paulo.

“Os eventos Pré-Parada, assim como a própria Parada, são ótimas oportunidades de realizarmos ações de prevenção às ISTs/AIDS com a população de gays, de homens que fazem sexo com homens e as pessoas trans, que são umas das mais vulneráveis à infecção”, diz Adriano Queiroz, coordenador de prevenção do PM DST/AIDS. “É trabalhar a comunicação com esse público e deixar o preservativo e os serviços de saúde os mais próximos das pessoas”, conclui.