SMS promove Congresso Municipal da Rede de Atenção à Saúde na Cidade de São Paulo

Objetivo é incentivar o debate, a reflexão e o enfrentamento dos desafios teóricos e práticos que surgem na saúde do município

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) de São Paulo, em parceria com a Coordenação de Gestão de Pessoas (Cogep) e com o Centro de Desenvolvimento, Ensino e Pesquisa em Saúde (Cedeps), está promovendo nestas quinta (24) e sexta-feira (25), no Centro de Convenções do Anhembi, zona Norte da capital, o Congresso Municipal da Rede de Atenção à Saúde na Cidade de São Paulo, com o tema “Desafios da Organização do Trabalho e da Educação na Saúde”.

O objetivo do evento é reunir os profissionais da saúde a fim de incentivar o debate, a reflexão e o enfrentamento dos desafios teóricos e práticos que surgem nessa área, no contexto contemporâneo para reafirmar seu compromisso com a vida. O Congresso é dividido em três eixos: Gestão do Sistema Municipal da Saúde, Educação e Gestão do Trabalho e Avaliação e Monitoramento.

A abertura contou com a participação da coordenadora do Cogep, Jane Abrahão Marinho, e da secretária-adjunta da Saúde, Maria da Glória Zenha, que também ministrou a palestra com o tema “A Secretaria da Saúde no Município de São Paulo”. Durante a palestra, além de uma apresentação dos dados da saúde na cidade, foram abordados a necessidade de aprimorar as redes de atenção à saúde no município, conhecimento minucioso do território, diagnóstico local com definição e priorização de necessidades, planejamento criterioso das ações, organização do processo de trabalho, gestão local da agenda, acompanhamento e avaliação contínua dos resultados.

De acordo com Jane, o congresso é importante para mostrar o que a SMS vem fazendo ao longo do tempo para formar os profissionais e, ao mesmo tempo, dar visibilidade às ações que estão sendo desenvolvidas no território. “Tivemos 180 trabalhos apresentados e que serão premiados no último dia do congresso. É importante mostrar o que o município de São Paulo está fazendo”, disse a coordenadora. Vale lembrar que os trabalhos apresentados e que serão premiados são resultados de experiências exitosas das redes de atenção à saúde nos territórios.

Programação

Nesta quinta-feira, os participantes acompanharam duas mesas redondas ao longo do dia. A primeira abordou o tema “Os Desafios da Saúde na Educação Permanente e Avaliação e Monitoramento”. Já a segunda discutiu a “Organização da Gestão do Trabalho na Realidade da Cidade de São Paulo”.

Além das mesas redondas, quem passou pelo evento nesta quinta pôde conferir também atrações culturais, como a apresentação do grupo Meu Bloco na Rua, formado por usuários, técnicos e familiares dos serviços do Centro de Convivência e Cooperativa (Cecco) Freguesia do Ó (FO), do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) Álcool e Drogas (AD) da Brasilândia e da Cachoeirinha, APD FO/Brasilândia e CAPS Adulto II Casa Verde.

Para esta sexta-feira, a programação prevê a apresentação de trabalhos selecionados pelos Cedeps regionais, nos eixos de Gestão do Sistema Municipal da Saúde, Educação e Gestão do Trabalho e Avaliação e Monitoramento. Haverá mais atrações culturais, como a Dança Circular, Tai Chi e Lian Gong com representantes da Coordenadoria Regional de Saúde (CRS) Norte.

As CRS relatarão suas experiências nos territórios, tomando como base os três eixos temáticos. Serão apresentadas as sínteses das discussões ocorridas nas salas, segundo os temas e eixos temáticos. Haverá também a premiação dos trabalhos apresentados.