CAPS Casa Verde e Cachoeirinha apostam na música como recurso terapêutico para pacientes com transtornos mentais

Os Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) Casa Verde e AD Cachoeirinha usam o canto para ajudar na reabilitação psicossocial de pessoas com transtornos mentais

Por Patricia Santos

Participantes do coral exibem nome do coral Cachoeira Verde escrito em letras coloridas em fundo branco

Em setembro de 2013, o CAPS Casa Verde se uniu ao CAPS AD Cachoeirinha para criar uma oficina de canto como recurso terapêutico em saúde mental. Hoje, o grupo conta com a participação de 20 pacientes e três funcionários dos centros, como o oficineiro Alex Faria, que teve a ideia de somar forças com o Cachoeirinha, para formar o Coral Cachoeira Verde.

 

“Os processos musicais favorecem a socialização, a inclusão social, o resgate da autoestima, o protagonismo, a comunicação, além de melhorar a qualidade de vida e a saúde dos usuários”, diz Alex.

O Coral já se apresentou em festa junina – em uma parceria com os CAPS e a UBS Vila Dionísia –, em comemorações de fim de ano, na Casa de Cultura da Freguesia do Ó, na Casa de Cultura Brasilândia e na Viradinha da Saúde da Fábrica de Cultura da Cachoeirinha.

A apresentação mais recente do Coral Cachoeira Verde aconteceu no dia 18 de maio, no Parque Mário Covas, em comemoração aos 30 anos da Luta Antimanicomial, em evento realizado na Avenida Paulista.